Quer seja na oficina, no estaleiro ou em casa: a Festool App é a sua companheira para um trabalho inteligente e resultados perfeitos.

Torna o trabalho quotidiano mais seguro –
Num piscar de olhos, um sensor deteta o bloqueio da ferramenta e para o motor numa fração de segundo. Desta forma, reduz-se o perigo de ferimentos para um nível mínimo. A partir de agora, a serra circular de incisão TS 60 K, a serra circular de incisão de bateria TSC 55 K e as duas aparafusadoras QUADRIVE estão disponíveis com o KickbackStop único.
Ir para ferramentasDesenvolvimento de produtos com máxima segurança –
Como é que funciona exatamente a tecnologia KickbackStop? Como é que ela me protege no dia a dia? A tecnologia KickbackStop também será integrada futuramente em outras ferramentas? No TechTalk obtém respostas a estas e a muitas outras questões.
Ir para a entrevistaFAQ
O que é um KickbackStop?
Um KickbackStop, também designado por Kickback Control, é uma proteção integrada numa ferramenta que impede contragolpes súbitos. Com ajuda da função KickbackStop integrada é detetado um desvio ou levantamento repentino da ferramenta e o motor é parado com uma travagem rápida, permitindo evitar perigosos contragolpes. No entanto, o modo de funcionamento do KickbackStop varia de ferramenta para ferramenta.
Como se distingue a tecnologia KickbackStop em serras circulares de incisão e em aparafusadoras?
Ao serrar com a TSC 55 K e a TS 60 K, a cunha apalpadora do KickbackStop encontra-se no trilho-guia ou no material a trabalhar. Se, durante a incisão na peça a trabalhar ou ao serrar, ocorrer um contragolpe, este é imediatamente detetado pela cunha, desencadeando praticamente ao mesmo tempo uma travagem rápida. O movimento de recuo desencadeado da serra circular de incisão é parado, minimizando assim o perigo de ferimentos. Ao furar e aparafusar com a QUADRIVE, um sensor no sistema eletrónico monitoriza permanentemente a velocidade no movimento de rotação e o ângulo de torção. Se a ferramenta bloquear, a máquina deteta imediatamente o estado crítico e desliga imediatamente.
O KickbackStop pode ser desativado (opção de bypass)?
Isso é diferente nas serras circulares de incisão e nas aparafusadoras (de percussão).
Na TSC 55 K e TS 60 K é possível desativar a função KickbackStop. Isso é útil principalmente em trabalhos sem trilho-guia, quando é necessário serrar peças irregulares. Nestes casos, o KickbackStop ativo iria originar um acionamento acidental. Portanto, nestes casos, recomenda-se desativar a função KickbackStop. Quando a serra circular de incisão volta a ser ligada, a função KickbackStop volta a ficar imediatamente ativa, de modo a garantir a máxima proteção para os utilizadores.
Na TPC 18/4 e TDC 18/4 não é possível desativar a função KickbackStop por razões de segurança.
O disco de serra tem de ser substituído após um desencadeamento da função KickbackStop?
A tecnologia KickbackStop não provoca estragos no disco e a ferramenta volta a ficar operacional depois do desencadeamento, sem necessidade de substituir o disco de serra ou outros componentes. No entanto, após um contragolpe é recomendado determinar e eliminar a situação que provocou o levantamento da serra. Também se deve verificar se a serra circular de incisão apresenta danos.
Qual é a diferença entre a tecnologia de cunha de fendas e a nova tecnologia KickbackStop?
A cunha de fendas protege apenas em caso de encravamento do material, a nova tecnologia KickbackStop, pelo contrário, protege tanto durante a incisão como também em caso de encravamento do material. O utilizador fica assim melhor protegido contra contragolpes durante todo o processo de trabalho.
Como é que a tecnologia KickbackStop protege contra os perigosos contragolpes?
Ao serrar com a TSC 55 K e TS 60 K, a cunha apalpadora do KickbackStop encontra-se no trilho-guia ou no material a trabalhar. Se, durante a incisão na peça de trabalho ou ao serrar, ocorrer um contragolpe, este é imediatamente detetado pela cunha, desencadeando praticamente ao mesmo tempo uma travagem rápida. O movimento de recuo desencadeado da serra circular de incisão é parado, minimizando assim o perigo de ferimentos.
A tecnologia KickbackStop só funciona com discos de corte da Festool?
Por norma, na TSC 55 K e TS 60 K também podem ser utilizados discos de corte de outros fabricantes, desde que estejam de acordo com as especificações da serra. No entanto, o pleno funcionamento da tecnologia KickbackStop só está garantido quando são utilizados discos de corte originais da Festool. O modo de funcionamento da tecnologia KickbackStop foi testado ao pormenor na TSC 55 K e TS 60 K, utilizando-se apenas os discos de corte da Festool.
É possível testar a função KickbackStop?
Sim, a função KickbackStop pode ser testada. Nas instruções de utilização e nas QuickGuide da TSC 55 K e TS 60 K. poderá encontrar a explicação para realizar o teste de funcionamento.
Existem ângulos fixos para os quais o KickbackStop desliga a ferramenta?
Os parâmetros de desativação para a função KickbackStop foram coordenados e testados com profissionais, de modo a evitar ferimentos e, ao mesmo tempo, impedir desativações involuntárias.
É possível ajustar a sensibilidade para a desativação?
Não, não se aplica neste caso. A sensibilidade para o desencadeamento da função KickbackStop foi por nós verificada e testada durante muito tempo, até chegarmos, por fim, ao ajuste ideal.
É possível desativar o sinal sonoro da aparafusadora quando a função KickbackStop é desencadeada?
Não. O sinal sonoro único indica que teria ocorrido um contragolpe se a função KickbackStop não tivesse atuado.
Como posso saber se a QUADRIVE desligou devido a uma sobrecarga, desconexão de binário ou ativação do KickbackStop?
Se ocorrer uma desativação devido à proteção de sobrecarga, soa apenas um único sinal sonoro. Neste caso, a luz LED não pisca. Se ocorrer uma desconexão de binário, a ferramenta emite dois sons sonoros, quando o binário ajustado é atingido. Se a aparafusadora desligar em virtude de uma ativação do KickbackStop, a luz LED pisca e, para além disso, soa um sinal sonoro único.