Quer seja na oficina, no estaleiro ou em casa: a Festool App é a sua companheira para um trabalho inteligente e resultados perfeitos.






Para além da adaptação ao material a cortar, também o ângulo de corte, geometria dos dentes e número de dentes desempenha um papel decisivo ao serrar. Regra geral, aplica-se o seguinte:
- quanto maior o número de dentes, melhor será o resultado do corte.
- Se precisar de um corte limpo, preciso e sem estilhas para a sua aplicação, deverá, por isso, selecionar um disco de serra circular com muitos dentes, visto que estes cortam o material de modo uniforme.
- Para cortes, por exemplo, em arestas não visíveis ou em materiais grossos, como, p. ex., placas de OSB, onde a rapidez é mais importante do que uma aresta de corte sem estilhas, basta um disco com um reduzido número de dentes.
Ao efetuar trabalhos com madeira é ainda decisivo o sentido de corte:
- Para cortes transversais ao sentido das fibras, por norma, são adequadas lâminas de serra com mais dentes.
- Em cortes longitudinais no sentido das fibras, geralmente corta de forma mais eficiente com menos dentes.
O mais pequeno pormenor faz toda a diferença: A geometria dos dentes descreve a forma específica e disposição dos dentes na lâmina. Tem uma influência considerável sobre a forma como a lâmina de serra corta o material. Resumimos para si as formas de dentes mais importantes:
Afiado por mais tempo

Funcionamento com baixa vibração.

Mais finas, mais rápidas, maior longevidade.

Resultado do corte

Dispêndio de força

Queimaduras e descolorações

Ruídos anormalmente altos

