Descubra como os nossos discos de serra circular o podem levar mais longe.
Acesso rápido à lâmina certa.
Selecione o seu disco de serra circular tendo sempre em consideração a aplicação de corte a realizar, uma vez que a escolha do disco de serra certo dá origem a resultados perfeitos e sem esforço. Para além do material a trabalhar, também a posição, forma e número de dentes desempenham um papel decisivo. Através do nosso código de cores encontra sem dificuldade o disco de serra certo para o seu trabalho de serração.
WOOD FINE CUT
O disco de precisão para cortes transversais limpos e sem farpas em madeira maciça, materiais de placa revestidos ou em contraplacado, assim como em vidro acrílico.
WOOD UNIVERSAL
O disco universal para trabalhar com todo o tipo de madeiras e materiais de madeira, bem como placas de material de construção e plásticos macios.
WOOD RIP CUT
Para trabalhar rapidamente com pouco esforço, especialmente no corte longitudinal de madeira maciça. Adequada para madeiras duras e macias.
LAMINATE/HPL
Perfeitamente adequado para laminados e placas de resina de melamina (p. ex., Trespa®).
ALUMINIUM/PLASTICS
Extremamente adequado para placas e perfis de alumínio, bem como plásticos duros e reforçados por fibras.
ABRASIVE MATERIALS
O solucionador de problemas para placas de aglomerado de madeira e de fibras ligadas a cimento e gesso.
Adaptadas ao seu corte perfeito: ângulo de corte, número de dentes e geometria dos dentes

Para além da adaptação ao material a cortar, também o ângulo de corte, geometria dos dentes e número de dentes desempenha um papel decisivo ao serrar. Regra geral, aplica-se o seguinte:

  • quanto maior o número de dentes, melhor será o resultado do corte.
  • Se precisar de um corte limpo, preciso e sem estilhas para a sua aplicação, deverá, por isso, selecionar um disco de serra circular com muitos dentes, visto que estes cortam o material de modo uniforme.
  • Para cortes, por exemplo, em arestas não visíveis ou em materiais grossos, como, p. ex., placas de OSB, onde a rapidez é mais importante do que uma aresta de corte sem estilhas, basta um disco com um reduzido número de dentes.

Ao efetuar trabalhos com madeira é ainda decisivo o sentido de corte:

  • Para cortes transversais ao sentido das fibras, por norma, são adequadas lâminas de serra com mais dentes.
  • Em cortes longitudinais no sentido das fibras, geralmente corta de forma mais eficiente com menos dentes.

O mais pequeno pormenor faz toda a diferença: A geometria dos dentes descreve a forma específica e disposição dos dentes na lâmina. Tem uma influência considerável sobre a forma como a lâmina de serra corta o material. Resumimos para si as formas de dentes mais importantes:

Formas do dente
Formas do dente - dente alternado

Dentes alternados

Os dentes estão biselados à esquerda e à direita e cortam alternadamente. Desta forma, reduz-se a carga sobre os dentes individuais. Isto conduz a um funcionamento suave do disco de serra e a uma longa vida útil. Este dentado garante além disso uma qualidade de corte ideal.

Formas do dente - dente chevron/alternado

Dentes chevron/alternados

Para além dos dentes alternados, é utilizado o chamado dente "telhado". Este alivia os dentes alternados e assegura um funcionamento suave elevado e uniforme, bem como uma longa vida útil. Também neste caso se consegue uma excelente qualidade de corte.

Formas do dente - dente trapezoidal/reto

Dente trapezoidal/reto

Os dentes trapezoidais e retos estão dispostos alternadamente. O dente trapezoidal é responsável pelo avanço da serra, enquanto que o dente reto assegura uma aresta de corte limpa. O dentado robusto conduz a uma longa vida útil do disco de serra.

Formas do dente - dente reto com chanfro alternante

Dente reto com chanfro alternante

Os dentes retos estão biselados à esquerda e à direita e cortam alternadamente, aliviando assim os dentes individuais. Isto leva a uma qualidade consistente com uma longa vida útil.

Formas do dente - dente reto

Dente reto

As arestas de corte dos dentes são retas. Isso torna o dentado mais robusto. Cada dente corta por igual e é portanto utilizado para materiais duros como, por ex., o aço e materiais abrasivos.

Pequenos pormenores com grande efeito.

Afiado por mais tempo

O metal duro de alta qualidade dos nossos dentes de serra garante bons resultados de corte por mais tempo. O metal duro garante uma elevada vida útil e permite múltiplos reafiamentos. Pode reafiar os nossos discos de serra circular até 8 vezes. 
Grande plano de um disco de serra circular

Funcionamento com baixa vibração.

As fendas de dilatação cortadas a laser na lâmina de serra reduzem as vibrações e aumentam assim a estabilidade e o funcionamento suave dos discos de serra circular. Este vibração natural reduzida reduz ainda a fricção que surge ao serrar e a dilatação térmica daí resultante.
Grande plano de um disco de serra circular

Mais finas, mais rápidas, maior longevidade.

Com as nossas lâminas de serra finas para serras circulares e serras circulares de bancada serra com o dobro da velocidade - mantendo a mesma qualidade de corte perfeita e estabilidade absoluta. A reduzida largura de corte e, por conseguinte, menor levantamento de aparas de material, resulta numa menor formação de poeiras. 
Grande plano de um serra circular Festool a cortar madeira

Resultado do corte

Mau resultado de corte na superfície de corte e aumento da formação de farpas na aresta de corte.
Duas tábuas sobrepostas cortadas de forma limpa

Dispêndio de força

É necessário um dispêndio de força mais elevado ao serrar.
Homem com serra circular da Festool corta uma tábua numa bancada multifuncional

Queimaduras e descolorações

Queimaduras e descolorações devido a desenvolvimento excessivo de calor durante o processo de corte.
Duas tábuas sobrepostas cortadas, onde uma delas apresenta uma aresta queimada

Ruídos anormalmente altos

 Ruídos altos e anormais durante a serração, o material tende a vibrar e oscilar. 
Protetores auriculares pretos
Perfeitamente adequado à sua serra.
Os nossos discos de serra circular são adequados para serras circulares manuais, serras de incisão manuais, serras circulares de bancada e serras de chanfros de todos os fabricantes comuns. Para que a lâmina de serra se adapte à sua serra é necessário selecionar corretamente o diâmetro e o furo de fixação. Aqui pode encontrar todas as informações sobre os diâmetros e furos das nossas lâminas de serra: 
Profissional fixa o disco de serra circular na serra circular de bancada

Encontre o disco de serra circular certo para a sua serra

Para encontrar a lâmina de serra adequada para a sua ferramenta, elaboramos uma visão geral relativa à compatibilidade com a ferramenta.
Ir para a visão geral

Perguntas e respostas frequentes sobre os novos discos de serra circular

Qual o disco de serra circular mais adequado para cortes de madeira maciça?
Qual o disco de serra circular mais adequado para cortes de madeira maciça? Por regra, todas as lâminas de serra WOOD são adequadas para cortes de madeira maciça. Dependendo do sentido de corte, em cortes longitudinais no sentido das fibras do material, recomendamos a WOOD RIP CUT, em cortes transversais no sentido contrário ao das fibras, selecione de preferência a Wood FINE CUT.
As lâminas de serra com 1,8 mm de largura de corte também podem ser utilizadas em combinação com a HKC 55 e a HK 55?
Sim, todas as lâminas de serra de 1,8 mm também são adequadas para a HKC 55 e a HK 55. A única exceção é a lâmina de serra diamantada ABRASIVE MATERIALS, esta lâmina de serra é adequada exclusivamente para a TS 55 F e TSC 55 K.
As lâminas de serra com 1,8 mm de largura de corte da Festool podem ser reafiadas?
Sim, as nossas lâminas de serra podem ser reafiadas até 10 vezes como habitualmente.
As lâminas de serra com 1,8 mm de largura de corte podem ser utilizadas na TS 55 R e TSC 55?
Não, visto que a cunha-guia da TS 55 R, assim como da TSC 55, é mais larga (2,2 mm de largura de corte) do que a largura de corte das novas lâminas de serra (1,8 mm de largura de corte).
As lâminas de serra com 2,2 mm de largura de corte podem ser utilizadas na TS 55 F e TSC 55 K?
Na TS 55 F e TSC 55 K só podem ser utilizadas lâminas de serra com 1,8 mm de largura de corte.
A cunha-guia da TS 55 R e TSC 55 pode ser reequipada para que as novas lâminas de serra (1,8 mm de largura de corte) possam ser utilizadas?
Tal não é possível por motivos técnicos relativos à homologação.
As lâminas de serra de 160 mm também podem ser utilizadas na TS 60 K?
Não, a TS 60 K está concebida apenas para lâminas de serra com 168 mm de diâmetro.