Colocação de parquet com serra de esquadria - maior sofisticação na diagonal
Descrição
Por norma, o desperdício é 10% superior, no mínimo, mas o aspeto é de alta qualidade e profissional. Também é possível disfarçar paredes inclinadas.
O processo de colocação é, neste caso, ligeiramente diferente, pelo que temos alguns conselhos e truques para si. Com a serra de esquadria e os passos de trabalhos corretos, terá rapidamente um piso extraordinário.
Lista de materiais
- (Tábuas de madeira, tábuas de parquet, laminado, pavimento em vinil)
- Martelo
- Cunhas distanciadoras
- Taco
- Pé-de-cabra
- Produto de limpeza para cola
- Espátula dentada para cola
- Cola
- Lâmina
- Massa de aparelhar
- Raspador
Ferramentas/Acessórios
Ferramentas alternativas
Em alternativa, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:
Preparar/Ajustar
-
Preparar a base
Ver exemplo de aplicação para preparação da base. Verificar a superfície quanto a resistência, irregularidades e fissuras e criar uma superfície plana. Se necessário, retificar.
-
Selecionar um canto interior de 90°
Começamos num canto interior e usamos a serra de esquadria Kappex para cortar uma tábua em ambos os lados a 45 ° e posicioná-la contra as duas paredes com um bloco de 10 mm como distanciador. Agora, possuímos bons pontos de apoio e de medida.
-
Ajustar a Kappex para 45°
Todas as tábuas de parquet podem, agora, ser cortadas com o ajuste de 45° na serra de esquadria Kappex. O rasto de luz mostra sempre o corte exato. Prestar sempre atenção à ranhura e à lingueta!
Modo de procedimento
-
Cortar um triângulo para o primeiro canto!
Uma vez que criámos o nosso primeiro ponto de fixação com a primeira tábua, podemos agora medir melhor até ao canto e adaptá-lo. Todos os cortes com o ajuste de 45° na serra de esquadria Kappex.
-
Colagem do triângulo
Para obter pontos de fixação fixos, é mais fácil, especialmente para instaladores inexperientes, colar as primeiras filas com um dia de antecedência. Para o efeito, a superfície de colagem é traçada e as tábuas de madeira cortadas são coladas com a distância necessária ao rebordo.
-
Colocar pesos na superfície
A colocação de pesos na superfície colada é muito importante e necessária após cada colagem, para evitar pontos ocos. Por isso, nunca se esqueça! Use baldes de cola e embalagens de parquet. As arestas são muito importantes. Não se esqueça de limpar o excesso de cola.
-
Recortar tábuas
Quando a cola secar, as tábuas de parquet são cortadas de acordo com as dimensões do espaço e assentes "secas" (ainda sem cola). Se possível, repita sempre os cortes para o início da linha seguinte.
-
Prestar atenção ao desvio!
Neste exemplo, tenho 30 cm de desvio, no mínimo, para a linha seguinte. Isto depende, naturalmente, do comprimento das tábuas de parquet. Para o aspeto, é necessário ter cuidado para não criar um padrão de degrau nas filas sucessivas.
-
Cortar tudo
Depois de se realizarem todos os cortes na serra de esquadria, inicia-se a desmontagem inteligente e a marcação das superfícies a colar, de forma a que não fiquemos ajoelhados sobre a cama de cola.
-
Criar superfícies de colagem
Desmontam-se sempre 4 filas seguidas, empilhando as filas conforme a imagem.
-
Marcar a superfície de colagem com lápis
Após cada 4 filas, marcamos as filas seguintes com um traçado a lápis a todo o comprimento.
-
Aplicar a cola
Começamos pelo ponto de partida do triângulo e aplicamos a cola nas 4 filas até pouco antes da marcação.
-
Colocação do parquet
Para colocar as tábuas, ajoelhamo-nos na superfície e colocamos fila por fila. (colar 4 filas, colocar as tábuas, colar 4 filas, colocar as tábuas, etc.)
-
Colocar pesos em toda a superfície
Depois de terminar a colocação, colocamos pesos na superfície durante a noite e temos uma superfície belíssima para mostrar.
-
Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória.
Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.↑







































