Imprimir exemplo de aplicação

Estruturação rústica de madeira com a plaina

Aplicação especial com a plaina HL 850 EB
Estruturar madeira
Para que as superfícies de móveis ou peças a trabalhar adquiram uma aparência rústica, estas podem ser alvo de uma estruturação especial. Este exemplo de aplicação mostra como funciona a estruturação de madeira com uma plaina e como deve proceder. Diferentes cabeçotes de plaina permitem, p. ex., inserir linhas uniformes no material e trabalhar a superfície conforme desejar.

    Descrição

    Superfícies rústicas estruturadas são uma tendência cada vez mais presente. A aparência rústica realça as características da madeira maciça em móveis e acabamentos de interiores. 
    Todos aqueles que se deparam com um projeto desta natureza, podem contar com a Festool HL 850 EB, uma ferramenta elétrica que pode ser equipada com três diferentes cabeçotes de plaina para estruturação. Neste exemplo de aplicação, são apresentadas diferentes opções de estruturação.

    Ferramentas/Acessórios

    Recomendamos a utilização de um aspirador com recipiente de recolha grande como, p. ex., o Festool CLEANTEC CTM 36 E. Este pode ser equipado com um separador prévio para a recolha de aparas de madeira. A longo prazo, esta solução revela-se mais económica do que os sacos de filtragem SELFCLEAN.

    Preparar/Ajustar

    • O cabeçote de plaina selecionada na versão rústica é substituído de acordo com as instruções de utilização. 

      +
      Plaina: Substituir cabeçote de plaina na versão rústica
    • Importante: Para a fixação tem de ser sempre montado também o flange tensor. 

      +
      Plaina: Montar flange tensor
    • Uma vez que as lâminas rústicas sobressaem 1,5 mm da base da plaina, o ajuste da abertura de corte não pode ser definido acima de 0,0 mm. Para o efeito, é aparafusado um limitador de profundidade de corte na lateral da plaina. 

      +
      Plaina: Aparafusar limitador de profundidade de corte
    • O pé de apoio é deslocado lateralmente para fixação na posição superior.

      +
      Plaina: Fixar pé de apoio

    Modo de procedimento

    • Condução variada da ferramenta e direções de trabalho diferentes permitem opções de acabamento individuais e visualmente apelativas na estruturação da superfície. Estas são explicadas aqui com base em diferentes exemplos. 

      +
      Plaina: Estruturação da superfície
    • O efeito de aplainamento manual é criado com o cabeçote de plaina na versão rústica ondulada, HK 82 RW. A plaina é conduzida de forma irregular e em diferentes sentidos sendo apenas executados movimentos curtos de aplainamento. 

      +
      Plaina: Efeito de aplainamento manual
    • Um efeito fortemente envelhecido é criado pelo cabeçote de plaina na versão rústica de precisão, HK 82 RF. Neste caso, a plaina é conduzida de forma ondulada no sentido das fibras. O efeito pode ser reforçado adicionalmente por meio de escovagem.

      +
      Plaina: Efeito envelhecido
    • Por seu lado, a condução diagonal da plaina no sentido das fibras, com o cabeçote de plaina acima indicado, produz um efeito completamente diferente. 

      +
      Plaina: Condução diagonal da plaina
    • O procedimento com o terceiro cabeçote de plaina na versão rústica grosseira, HK 82 RG, é igual ao do cabeçote de plaina na versão rústica de precisão, HK 82 RF. O resultado de aplainamento corresponde ao de uma superfície trabalhada com uma plaina de desbaste. 

      +
      Plaina: Resultado de aplainamento igual ao alcançado com uma plaina de desbaste
    • Aqui, a madeira foi novamente estruturada na diagonal. Desta forma, é obtida uma aparência de desbaste manual. 

      +
      Plaina: Estruturar na diagonal
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.