Imprimir exemplo de aplicação

Lixagem de uniões de madeira com lixadora excêntrica

Lixagem de superfícies de madeira de corte transversal e longitudinal
Em uniões de madeira com corte transversal e longitudinal, é importante prestar atenção ao sentido das fibras na lixagem; caso contrário, podem formar-se estrias e provocar danos na superfície. Este exemplo de aplicação apresenta a lixadora excêntrica como solução prática para lixar, por exemplo, caixilhos em esquadria ou até mesmo uniões de caixilhos obtusas.

    Descrição

    Nos pontos em que o corte longitudinal e transversal da madeira entram em contacto, deve prestar-se particular atenção à lixagem e evitar lixar transversalmente em relação ao sentido das fibras da madeira. A qualidade da superfície seria afetada. No caso de uma lixagem transversal à superfície, formam-se estrias na madeira, perfeitamente visíveis mesmo após o tratamento da superfície. Isto deve ser evitado. As lixadoras excêntricas da Festool adequam-se na perfeição a estas aplicações. Estas permitem uma superfície sem roscas de lixagem e sem estrias. Por isso, não faz qualquer diferença se a ferramenta é conduzida no sentido das fibras ou no sentido inverso. Neste caso, falamos de uma lixagem "de esfumação".

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Ferramentas alternativas

    Em alternativa, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Preparar/Ajustar

    • As lixadoras excêntricas distinguem-se, entre outras coisas, pela órbita, pelo diâmetro do prato de lixar e pela relação peso/potência. Isto deve ser tomado em consideração se for necessário, p. ex., efetuar trabalhos em altura. Neste caso, recomendam-se as lixadoras mais leves: ETS 125 ou a ETS EC.

      +
      As lixadoras excêntricas de prato distinguem-se, entre outras coisas, pelo diâmetro do prato de lixar e pela relação peso/potência
    • Se for necessário um maior desbaste, a lixadora excêntrica de engrenagem ROTEX RO 150 permite efetuar uma lixagem prévia de desbaste e, em seguida, uma lixagem de acabamento.

      +
      Para um maior desbaste, efetuar uma lixagem prévia na lixagem de desbaste e, em seguida, uma lixagem de acabamento na lixagem excêntrica
    • Durante os trabalhos de lixagem é importante trabalhar sem pó. A ETS 150 e a ETS 125 possuem um sistema de aspiração integrado e são fornecidas com um saco de recolha de pó. Assim, é possível trabalhar fora da oficina, sem aspirador e sem pó. No caso de trabalhar com uma lixadora excêntrica Festool conectada a um aspirador da Festool, é particularmente vantajosa a utilização de um tubo flexível de aspiração plug it. Em caso de lixagem de superfícies envernizadas, deve utilizar-se a versão antiestática. (equipamento de série na Festool)

      +
      Durante os trabalhos de lixagem, deve trabalhar-se com aspiração

    Modo de procedimento

    • Em função do acabamento da superfície, utilize a lixa com a granulação adequada da gama Festool. A Festool tem a lixa apropriada para diferentes materiais (madeira, verniz, metal, etc.). Para madeira, opte pela Rubin 2, para vernizes, escolha a Granat
      • Para a lixagem prévia da superfície não tratada, utilize a lixa Rubin 2 P 120.
      • Conduza sempre a ferramenta, de modo a que o prato de lixar seja conduzido paralelamente (na horizontal) à superfície da peça a trabalhar.
      • Desloque a lixadora excêntrica de modo uniforme sobre a peça a trabalhar.
      • Não permaneça durante demasiado tempo no mesmo ponto, lembre-se do seguinte: a lixadora desbasta madeira, o que pode originar concavidades na superfície!

      +
      lixadora Utilizar a lixar adequada com a granulação correspondente em função do acabamento da superfície
    • Na lixagem de superfícies de contraplacado, existe o perigo de "rompimento por abrasão" - particularmente nas arestas de tábuas
      Para evitar esta situação, diminua as rotações do motor com a roda de ajuste verde; deste modo, o desbaste diminui.

      +
      lixadora Na lixagem de superfícies de contraplacado, existe o perigo de "rompimento por abrasão"
    • Para a lixagem intermédia de verniz, utilize as lixas Brilliant 2 P 220 ou P 240. Tenha também em atenção a recomendação do fabricante do verniz.

      +
      lixadora Para a lixagem intermédia de verniz, utilize as lixas Brilliant
    • Na colocação de lixas tenha em atenção o seguinte: os orifícios da lixa devem coincidir com os orifícios do prato de lixar. Só assim é possível uma aspiração de pó perfeita.

      +
      lixadora Na aplicação de lixas, os orifícios da lixa devem coincidir com os orifícios do prato de lixar
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.