Imprimir exemplo de aplicação

Lixar madeira com lixadora de cinta

Lixar madeira com ferramenta
Este exemplo de aplicação explica, passo-a-passo, como lixar madeira com a lixadora de cinta. A lixadora de cinta BS 75 E ou BS 105 E combinada com as lixas de cinta RUBIN 2 com as granulações P40 a P150, é perfeita. 

    Descrição

    Atualmente, muitas oficinas dispõem de uma lixadora de cinta grande para lixar superfícies de madeira.

    O movimento linear de lixagem, no sentido do raiado, oferece resultados de lixagem excelentes. Como alternativa à lixadora de cinta estacionária, existem diferentes lixadoras de condução manual. Contudo, a utilização de lixadoras vibratórias ou lixadoras excêntricas pode provocar a formação de roscas na superfície. Este defeito não se observa nas lixadoras de cinta elétricas. Em conjunto com o quadro para lixar, é também possível lixar superfícies maiores como, p. ex., placas de trabalho, tampos de bancada ou portas, de forma rápida e segura. Sem o quadro para lixar, existe uma maior probabilidade de enviesamento e por conseguinte de formação de roscas na superfície. A eliminação destas é muito morosa.

    O movimento linear de lixagem com a lixadora de cinta oferece resultados de lixagem excelentes

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Preparar/Ajustar

    • Para lixar superfícies de madeira com a ferramenta, realize os seguintes trabalhos preparatórios:

      • Colocar a lixadora de cinta no quadro para lixar.
      • Ajustar a profundidade de lixagem por rotação do parafuso serrilhado dianteiro.
      • O desbaste pode ser ajustado por meio de uma lixagem de teste.

      +
      Para lixar superfícies de madeira com a ferramenta, têm de ser realizados os seguintes trabalhos preparatórios
    • Durante o trabalho, utilizar sempre um aspirador móvel ou, em alternativa, o saco de filtragem Long Life incluído no âmbito do fornecimento. Ambas as variantes protegem a sua saúde.

      +
      Utilizar sempre um aspirador móvel durante o trabalho

    Modo de procedimento

    • Proceder do seguinte modo para a lixagem das superfícies de madeira:

      • Pouse a lixadora de cinta sobre a superfície a lixar.
      • Agora, ligue a lixadora de cinta e conduza-a com movimentos em S pela superfície da peça a trabalhar. Certifique-se de que nunca puxa a lixadora de cinta mais do que 2/3 do seu comprimento para trás. Desta forma, garante que não são visíveis as transições entre as várias trajetórias de lixagem.

      +
      lixadora Lixagem das superfícies de madeira
      • O movimento da lixadora de cinta deverá ser muito constante em termos de velocidade. Só desta forma é possível garantir um desbaste uniforme em toda a superfície.
      • Quando trabalhar madeira deverá também assegurar que a cinta da lixa só é conduzida no sentido das fibras da madeira. Se conduzir a ferramenta transversalmente em relação às fibras da placa de madeira, formam-se marcas quase impossíveis de eliminar.

      +
      lixadora O movimento da lixadora de cinta dever ser muito constante
    • O arco preto, à frente, no quadro para lixar sobre superfícies serve para levantar a lixadora de cinta a qualquer altura da superfície de madeira. Assim, é possível verificar a superfície lixada ainda durante o processo de trabalho, com a ferramenta em funcionamento.

      +
      lixadora A elevação da lixadora de cinta permite verificar a superfície já lixada
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.