Imprimir exemplo de aplicação

Lixagem de base e intermédia: Lixar portas totalmente cobertas com verniz aquoso

Lixar portas
Devido a influências ambientais e desgaste natural, portas exteriores e interiores perdem com o tempo o seu brilho ou o revestimento descasca. Este exemplo de aplicação explica como lixar portas e renovar portas interiores antigas para lhes conferir uma aparência nova. Lixar portas com a ferramenta certa é um processo rápido e limpo. As instruções não explicam, contudo, a aplicação de um novo revestimento no resultado final.

    Descrição

    A consciência em relação ao meio ambiente e à saúde tem vindo a aumentar significativamente nas últimas duas décadas. Atualmente, os consumidores são muito mais críticos em relação a odores de solventes percetíveis na utilização de tintas e vernizes do que o eram nos anos 1960 e 1970. Sobretudo em locais sensíveis, como jardins-infantis, escolas, hospitais, mas também edifícios residenciais e de escritórios. O uso de tintas e vernizes com elevado teor de solventes já não é admitido.

    A proteção ambiental e dos consumidores é um objetivo fundamental no seio da União Europeia. Por isso, a diretiva europeia VOC (VOC = Volatile Organic Compounds/solventes orgânicos voláteis) exige uma redução clara dos solventes voláteis em tintas e vernizes. Uma alteração tão profunda dos materiais significa também uma modificação das características dos vernizes e tintas. Isto afeta não só o processo de aplicação e as características dos revestimentos, como também a preparação da base.

    Os antigos sistemas convencionais (p. ex.,: vernizes à base de resina alquídica) apresentam, devido à sua composição, um melhor comportamento de isolamento do que vernizes e tintas com redução/isentos de solventes. Para o utilizador isto significa que também têm de ser utilizadas granulações de lixa mais finas na preparação da superfície onde vai ser aplicado o verniz (lixagem de base, lixagem de isolante e lixagem intermédia) - uma vez que, dependendo da tonalidade e do material de revestimento, as estrias de lixagem serão mais ou menos visíveis no produto final. Para além disso, vernizes aquosos podem empapar mais a lixa do que os vernizes com teor de solventes. 

    A Festool concebeu uma nova geração de lixas especialmente para estes vernizes – a Festool Granat, específica para sistemas de verniz em conformidade com VOC. Desta forma, é possível, por exemplo, renovar portas interiores ou lixar caixilhos de porta.

    No seguinte exemplo de aplicação é descrito o processo para conseguir um produto final com a qualidade de sempre tomando como exemplo a "Reparação e lixagem de portas com verniz aquoso".

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Ferramentas alternativas

    Em alternativa, pode também ser utilizada a lixa Granat Net.
    Conselho: em caso de utilização de uma lixa de rede, é necessário utilizar uma base de proteção. 

    Modo de procedimento

    • Para a lixagem de semiacabamento/desbaste de um caixilho de porta ou de melhora de portas interiores, siga os passos de trabalho seguintes (observe ainda as fichas de dados técnicos do fabricante do verniz!):

      +
      Lixadora Lixar verniz antigo
    • Lixar verniz antigo das portas interiores:

      • Conectar a lixadora excêntrica de engrenagem ROTEX a um aspirador móvel.
      • Aplicar a lixa Granat P80 (se necessário, também mais grosseira) no prato de lixar.
      • Ajustar a ROTEX para a lixagem de desbaste (excêntrico).

      +
      Lixadora Ajustar lixagem de desbaste
    • Ligar a ferramenta e conduzi-la uniformemente sobre as portas, até o verniz antigo ser removido. 
      Comutar a ferramenta para lixagem de acabamento e lixar com a Granat P 120.

      +
      Lixadora Comutar para a lixagem de acabamento
    • Na área do rebaixo das portas, é utilizada uma lixadora RUTSCHER ou uma lixadora linear.

      +
      Lixadora Área do rebaixo das portas
    • Após a aplicação de isolante/primário, segundo a ficha de dados técnicos do fabricante de verniz, é agora efetuada a primeira lixagem intermédia para renovação das portas exteriores:

      Lixagem intermédia de isolante/primário:

      +
      Lixadora Primeira lixagem intermédia
    • Quando a tinta negra de controlo já não for visível, significa que a superfície foi lixada na totalidade. Ligar e conduzir a ferramenta uniformemente sobre a superfície, até deixar de ser visível qualquer vestígio da tinta negra de controlo.

      +
      Lixadora Lixar tinta negra de controlo
    • Se a lixar empapar durante o processo de trabalho, deve reduzir-se o número de rotações da ferramenta. O chamado "clogging" (acumulação de sujidade) forma-se com o aquecimento do verniz, podendo originar o empapamento da lixa.

      +
      Lixadora Empapamento da lixa
    • Orifícios ou danos mais profundos (não niveláveis sem abrasão do isolante), são enchidos com massa de aparelhar, alisados e após a secagem retocados por lixagem com a lixadora excêntrica e a Granat P 240.

      +
      Lixadora Encher orifícios com massa de aparelhar
    • Quando o revestimento intermédio tiver secado na totalidade e puder ser lixado, é efetuada a lixagem intermédia:

      dependendo da estrutura da superfície obtida, são possíveis diferentes modos de trabalho.

      Em caso de texturas pulverizadas, laminadas e pinceladas (também designadas de superfície áspera) procede-se do seguinte modo:

      • Conectar a lixadora excêntrica a um aspirador móvel.
      • Colocar a lixa Granat P 320 no prato de lixar da lixadora excêntrica.
      • Ligar a ferramenta e conduzi-la uniformemente sobre a superfície até ao nivelamento das texturas pulverizadas, laminadas e pinceladas.

      +
      Lixadora Texturas pulverizadas, laminadas e pinceladas visíveis
    • Para evitar a abrasão da camada final de verniz, é necessário otimizar o processo através da técnica de aplicação e do ajuste do verniz, de forma a que na lixagem intermédia seja apenas necessário nivelar texturas mínimas na camada final de verniz.

      +
      Lixadora Reduzir número de rotações da ferramenta
    • Se as superfícies envernizadas estiverem homogéneas (sem texturas), as portas podem ser lixadas da seguinte forma: 

      • Conectar a lixadora excêntrica a um aspirador móvel.
      • Colocar a Granat P400 no prato de lixar da lixadora excêntrica e lixar superficialmente as portas sem exercer pressão.
      • As áreas do rebaixo são lixadas superficialmente de modo uniforme com a lixa manual, sem recorrer a ferramentas.
      • Após a eliminação do pó das superfícies, pode ser aplicado o revestimento final.

      +
      Lixadora Lixadora Lixas manuais
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.