Imprimir exemplo de aplicação

Remover verniz de portas (portas interiores e exteriores)

Remover verniz de portas- lixadora
Antes de dar uma nova camada de verniz a portas em madeira, remova primeiro os revestimentos não aderentes cuidadosamente com uma lixagem. Este exemplo de aplicação descreve um modo de procedimento rápido e limpo, com o qual se obtém resultados precisos por meio de lixagem de desbaste e de acabamento. É também descrita a lixagem intermédia quando são aplicadas novas camadas de verniz.

    Descrição

    Em trabalhos de renovação de portas antigas de madeira, sejam interiores ou exteriores, é necessário remover os revestimentos antigos não aderentes para depois poder proceder a uma aplicação completamente nova de camadas de verniz. Para o efeito, é necessário remover o revestimento de verniz, muitas vezes composto por várias camadas, de forma ecológica e económica. 

    Limpeza por chama com o soprador de ar quente: Elevado dispêndio de tempo e emissão de vapores tóxicos para o utilizador
    Decapagem ou remoção com cáusticos: É prejudicial para o meio ambiente e danifica as juntas coladas em portas de caixilho 

    Solução: Lixagem com a Rotex RO 150. Assim, remove verniz de portas de madeira de forma rápida, limpa e ecológica. 

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Ferramentas alternativas

    Em alternativa, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Modo de procedimento

    • Modo de procedimento "Lixagem de desbaste"

      • Colocar a Granat P 40 no prato da Rotex.
      • Ajustar o movimento de lixagem na Rotex para "excêntrico rotativo". (Lixagem de desbaste)
      • Iniciar na velocidade 2-3, se não se formarem altos na lixa, o número de rotações pode ser aumentado.
      • Remover com a lixagem o verniz antigo. A lixadora excêntrica Rotex tem de ser segurada com as duas mãos e conduzida ao longo da superfície.

      +
      Lixadora Remover verniz antigo de portas por meio de lixagem
    • Modo de procedimento "Lixagem de acabamento"

      • Colocar a lixa Granat P 80 no prato de lixar.
      • Comutar o movimento de lixagem na Rotex para o movimento excêntrico (lixagem de acabamento).
      • Na lixagem de acabamento com granulação 80, realiza-se agora a lixagem de toda a superfície. Coloca-se o prato de lixar sobre a superfície e a ferramenta é conduzida exercendo ligeira pressão. Eventuais estrias provocadas pelo grão de lixa P 40 são agora removidas. Daqui resulta uma superfície que está pronta para ser revestida. O resultado de lixagem pode ser aperfeiçoado adicionalmente com a granulação P 120.

      Conselho: Em vernizes da nova geração (VOC) é necessário efetuar uma lixagem prévia mais fina. Neste caso, a base tem de ser preparada com a granulação P 150/P 180

      +
      Lixadora Lixar toda a superfície em modo de lixagem de acabamento
    • Lixagem intermédia quando são aplicadas novas camadas de verniz 

      A lixagem intermédia do novo verniz primário (primeira demão) é realizada no mesmo modo (lixagem de acabamento).
      Com a lixa Granat P 240-P 400 consegue-se superfícies sem vestígios de lixagem nas portas.

      Conselho: Em vernizes da nova geração VOC, utilizar também granulações finas P320-P400 e em caso de empapamento da lixa, reduzir a velocidade (posição 2-3).
      Em alternativa, pode ser utilizada a Granat Net P240-P400.

      +
      Lixadora Lixagem intermédia de verniz da primeira demão com os mesmos ajustes
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.