Unir caixilhos com fresadora de buchas de madeira DOMINO

Descrição
A fresadora de buchas de madeira DOMINO permite, sobretudo no caso de uniões de móveis, inserir buchas e também réguas muito pequenas ou trabalhar frisos de caixilho estreitos.
Com a fresadora de buchas DOMINO XL, por seu lado, cria do mesmo modo caixilhos de madeira estáveis, por exemplo, para camas, mesas ou portas de quarto. A profundidade de fresagem maior torna a fresadora de buchas DOMINO XL também adequada para uniões de topo. Os seguintes exemplos mostram algumas destas opções de união.

Ferramentas/Acessórios
Modo de procedimento
-
Neste exemplo, utilizamos buchas de 5 x 30 mm. Para tal, ajustamos a profundidade de fresagem para 15 mm.
-
Selecione a altura de fresagem de acordo com a peça a trabalhar; neste exemplo, o caixilho de madeira tem a espessura de 20 mm. Por isso, regulamos a altura de fresagem da DF 500 para 20 mm. A largura do caixilho neste exemplo é de 60 mm.
-
Para estabilidade máxima, aplicamos 2 buchas por união de canto. É necessário encostar a fresadora de buchas de madeira à superfície de corte em meia-esquadria e conduzir o trinco de batente lateralmente com cuidado, contra a ponta da meia-esquadria. Fresar o primeiro furo de fresagem à medida.
-
Para o segundo furo de fresagem, marque a posição ou conduza a fresadora de buchas de madeira de forma nivelada com a parte exterior até à ponta da meia-esquadria. Este furo de fresagem pode ser fresado à medida, como o primeiro furo – o que aumenta a estabilidade da união, mas também exige um trabalho mais preciso; ou frese o segundo furo com folga, tendo, então, de utilizar cola suficiente para a união. Recorra a este modo de procedimento para fresar furos de fresagem nos quatro frisos do caixilho.
-
Aplique as buchas de madeira com suficiente cola de um lado na união do caixilho de madeira.
-
Em seguida, una os frisos do caixilho e fixe-os, por exemplo, com sargentos.
Modo de procedimento
-
Em caso de união de frisos de caixilho sem meia-esquadria, portanto no caso de uniões de caixilhos de madeira obtusas, proceda como no primeiro exemplo. No presente exemplo, descrevemos outra forma de aplicação da fresadora de buchas de madeira DOMINO na peça a trabalhar.
-
Ajuste a altura de fresagem de acordo com a espessura da sua peça a trabalhar; como profundidade de corte selecione metade do comprimento da bucha. Frese os dois furos de fresagem com a largura de furo adequada para um ajuste perfeito; em alternativa pode também já efetuar o segundo furo para buchas de madeira com folga.
-
Os furos de fresagem podem ser efetuados não só através da marcação ou do sistema de batentes, mas também com a ajuda da escala na janela de observação – no nosso caso, com um afastamento de 15 mm em relação à aresta exterior. Para tal, encoste a escala à marca dos 15 mm na aresta da peça a trabalhar.
-
O segundo furo de fresagem é feito com auxílio do trinco de batente. Com este procedimento, é possível posicionar duas buchas de madeira lado a lado – a partir de apenas uma aresta de referência.
-
Conselho: No caso de utilização dos trincos de batente, a aresta da peça a trabalhar é visível na janela de observação triangular das fresadoras de buchas de madeira DOMINO.
-
Efetue a fresagem dos quatro frisos do caixilho de modo idêntico a este procedimento, em que, em cada dois frisos do caixilho de madeira, não fresa a frente, mas a parte lateral da peça a trabalhar.
-
Agora, cole os frisos do caixilho e, se necessário, fixe-os com peças suplementares e sargentos.
-
Conselho: Se, após a união, for necessário abrir rebaixos ou ranhuras nos frisos, tem de se somar o rebaixamento antes de fresar os furos para as buchas de madeira – para que a bucha fique centrada, apesar do rebaixamento (em que é suprimida uma parte da profundidade do furo para buchas).
Modo de procedimento
-
Para uniões de caixilhos de madeira estáveis como, por exemplo, no caso de mesas, utilize a DOMINO XL – assim, é possível utilizar buchas de madeira maiores para uma estabilidade adicional. No presente exemplo, é criada uma porta de caixilho com rebaixo interior em união de topo e macho ranhurado adicional. O que torna as fresadoras de buchas de madeira DOMINO únicas é a possibilidade de fazerem furos de fresagem mesmo depois da abertura do rebaixo o que, por exemplo, com um berbequim para uniões clássicas por bucha seria impossível devido à falta de apoio. Esta união de topo exige pequenas especificidades no ajuste da profundidade de fresagem. Estas são explicadas com maior detalhe.
-
Conselho: Devido à união de topo, apesar da profundidade de fresagem máxima de 70 mm da DF 700, não é possível aplicar a bucha de 14 x 140 mm. Portanto, a bucha de madeira standard máxima possível é a de 14 x 100 mm. Se, porém, quiser aproveitar a profundidade de fresagem máxima e recortar a bucha à medida máxima adequada, recorte as buchas de madeira tipo vareta para o comprimento correspondente criando, assim, a sua medida perfeita de bucha.
-
Marque a posição pretendida para as buchas de madeira e trabalhe com auxílio da janela de observação. Com a fresa de 14 mm, frese em ambas as peças a trabalhar com a profundidade máxima de fresagem (respetivamente 70 mm). Na madeira de teste, efetue dois furos de fresagem com a largura de furo adequada – aqui, as buchas são então, primeiro, coladas, encaixando depois com total exatidão. A altura de fresagem corresponde, por seu lado, a metade da espessura da peça a trabalhar (no presente exemplo 40 mm, ou seja, o ajuste da altura de fresagem é de 20 mm).
-
No friso longitudinal, efetue igualmente os furos com uma profundidade de fresagem de 70 mm; no entanto, o primeiro furo deve ser realizado de forma ajustada e o segundo furo deve ser alongado e com folga. Proceda da mesma forma para os restantes frisos longitudinais e transversais.
-
Corte agora as buchas de madeira à medida a partir da produto pronto a usar. No presente exemplo, o comprimento nominal da bucha é de 115 mm: Este resulta de 2x a profundidade de fresagem de 70 mm = 140 mm menos a união de topo de 25 mm = 115 mm. Encurte a bucha mais alguns milímetros (para que, mais tarde, a cola tenha espaço suficiente), ou seja, 112 mm.
-
Chanfre um pouco o corte das buchas de madeira nas arestas com um taco para lixar. Desta forma, é muito mais fácil unir as peças individuais.
-
Depois, crave as buchas de madeira até ao batente nos furos de fresagem na madeira de teste, adicionando cola. Agora, una os frisos transversais e longitudinais com o auxílio de sargentos e cole a junção. Desta forma, pode também unir caixilhos de madeira muito estáveis com uma ferramenta manual.
-
Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória.
Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.↑