Imprimir exemplo de aplicação

Criar um rebaixo com a plaina para madeira

Aplicação especial com a plaina para madeira HL 850 EB
Rebaixo Madeira
São muitas vezes necessários rebaixos para as mais diversas aplicações no acabamento de móveis e de interiores. Este exemplo de aplicação esclarece a forma como estes são criados com a plaina para madeira e o que é importante ter em atenção. Clarifica sobretudo a função do cabeçote de plaina e como é possível alcançar o rebaixamento pretendido.

    Descrição

    A plaina para madeira HL 850 da Festool traz consigo muito mais funcionalidades para além dos trabalhos de aplainamento standard, como o aplainamento de superfícies em madeira ou a fresagem de arestas. O elemento técnico de destaque desta plaina é o cabeçote de plaina com apoio unilateral. Esta característica permite que o utilizador abra rebaixos de profundidade praticamente ilimitada em madeira. No presente exemplo de aplicação é descrito como criar um rebaixo com a plaina para madeira HL 850.

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas: Para criar rebaixos necessita da plaina para madeira HL 850 EB-Plus. Todos os acessórios estão incluídos no âmbito de fornecimento.

    Preparar/Ajustar

    • Recomendamos a utilização de um aspirador com recipiente de recolha grande como, p. ex., o CLEANTEC CTM 36 E da Festool. Este pode ser equipado com um separador prévio para a recolha de aparas de madeira. A longo prazo, esta solução revela-se mais económica do que os sacos de filtragem SELFCLEAN.

      +
      Ajustar largura do rebaixo
    • Ajuste o rebaixamento pretendido. Para este efeito, meça a distância exata da base da plaina para madeira ao batente de rebaixamento. Pouse a ferramenta de lado, de modo a que o batente de rebaixamento fique em cima, para a seguir poder criar um rebaixo exato na madeira.

      +
      Ajustar rebaixamento

    Modo de procedimento

    • Ajuste a abertura de corte para 1 mm. No primeiro passo de trabalho, conduza a plaina para madeira de modo a que o batente paralelo encoste exatamente à madeira. O primeiro passo de trabalho é decisivo para um ajuste preciso do rebaixo.

      +
      plaina Conduzir plaina
    • A partir do segundo passo de trabalho, a aresta da base da plaina para madeira é encostada à aresta do rebaixo. O batente paralelo só é necessário para o aplainamento e pode depois ser retirado.

      Certifique-se de que a aresta da base da plaina é sempre conduzida, com precisão, ao longo da aresta do rebaixo.

      +
      plaina Encostar aresta da base da plaina à aresta do rebaixo
    • Quando o batente de rebaixamento encostar à peça a trabalhar, foi alcançado o rebaixamento ajustado.

      +
      plaina Encostar batente de rebaixamento à peça a trabalhar
    • Rebaixo pronto.

      Se não for utilizado o batente de rebaixamento, pode ser feito um rebaixo de profundidade ilimitada na madeira.

      +
      plaina Rebaixo pronto
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.