Criar uniões de madeira: enterramento de elementos de união de traves por meio de fresagem com molde de fresar e fresadora vertical

Descrição
Ferramentas/Acessórios
Ferramentas alternativas
Preparar/Ajustar
-
Para o enterramento com fresa de elementos de união de traves, primeiro montar a fresa de ranhuras e o anel copiador na fresadora vertical. Em alternativa, pode ser utilizada outra base roldana.
-
Ajustar o molde de fresar múltiplo à largura dos elementos de união de traves a enterrar com fresa.
Para o trabalho com o molde aplica-se o seguinte: Largura do elemento de união mais a diferença entre o diâmetro do anel copiador e o diâmetro da fresa. Aqui: 60 mm + (30 mm - 18 mm) = 72 mm.
-
Inserir elemento de união no molde.
-
Somar o valor diferencial (aqui 12 mm) à largura do elemento de união, ler na escala do molde de fresar e fixar correspondentemente. O comprimento do molde de fresar orienta-se pelo comprimento do elemento de união mais aprox. 30 mm. Este comprimento adicional é necessário para que a fresa entre com maior facilidade no material.
-
Os dois batentes angulares são montados paralelos ao eixo de largura, sendo o mais fácil fazer o ajuste diretamente na peça a trabalhar. Neste caso, a aresta estreita do molde deve ter 6 mm ((diâmetro do anel copiador - diâmetro da fresa)/2 = ((30 mm -18 mm)/2 = 6 mm) de distância em relação à aresta de fresagem. Para fixar o molde no suporte de aresta, são inseridos os dois grampos de alavanca.
-
Agora o molde está pronto e pode ser posicionado muito rapidamente na marca do eixo no suporte de aresta e, após a fresagem, ser com a mesma rapidez deslocado para a posição seguinte.
Modo de procedimento
-
Para a criação de uniões de madeira é necessário utilizar uma fresadora vertical e ajustar a profundidade. Após conectar o aspirador móvel à fresadora vertical, pode ser iniciada a fresagem.
Para evitar ruturas na aresta superior, é recomendado fazer uma pequena fresagem na aresta direita. -
A seguir, voltar a retirar a fresadora e fresar as uniões de madeira ao longo da aresta esquerda, no sentido dos ponteiros do relógio. Depois, retirar material do interior por meio de fresagem.
-
Após a fresagem de uniões de madeira, os elementos de união são montados com os parafusos corretos.
-
Com o sistema Festool, a criação de uniões de madeira é fácil. O resultado é uma união não visível de traves, fresada e montada de forma exata, rápida e reproduzível.
-
Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória.
Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.↑