Imprimir exemplo de aplicação

Construção de umas escadas entalhadas

Serra circular Escada totalmente entalhada
Banzo de umas escadas entalhadas
As escadas nas quais os banzos, bem como os degraus e os pisos/espelhos, estão embutidos ou encastrados, são designadas como escadas entalhadas. Em comparação com outros tipos de escadas, a sua construção é mais complexa. Tradicionalmente, os banzos são trabalhados com o formão e uma plaina pequena. Neste exemplo de aplicação, apresenta-se a construção mecânica de uma escada direita totalmente entalhada, com patamar intermédio.

    Descrição

    Neste exemplo de aplicação, apresenta-se o modo como se obtém o melhor resultado com as ferramentas utilizadas. Não se abordam os cálculos e os detalhes construtivos, pois estes estão fortemente ligados às características locais. Neste exemplo, o traçado foi aplicado diretamente no banzo.

    Lista de materiais

    • Placa de madeira de carvalho colada de 40 mm (banzos e degraus)
    • Placa de madeira de pinho colada de 18 mm (pisos)
    Banzo de uma escada totalmente entalhada

    Ferramentas/Acessórios

    Modo de procedimento

    • Cortar à medida e preparar degraus

      É recomendável começar com a produção dos degraus, para, mais tarde, ajustar os degraus aos banzos com exatidão. Para tal, os degraus necessários são, primeiro, cortados à medida em comprimento e largura (não representado aqui). Agora, é possível aplicar nos degraus uma ranhura para os pisos.

      Existem diversas possibilidades de criar as ranhuras. Para alcançar um resultado rápido, a serra circular manual HK 85 está equipada com uma fresa de ajuste. Neste exemplo, a largura das ranhuras é de 18 mm, com uma profundidade de 10 mm. Com a fresa de ajuste, é possível criar larguras de ranhura de 16 - 25 mm e uma profundidade máxima de 35 mm.

      +
      Serra circular Cortar à medida e preparar degraus
    • Dica:

      Para um alinhamento paralelo mais rápido do trilho-guia, podem utilizar-se os batentes laterais do sistema de perfuração em linha (SA-LR 32).

      +
      Serra circular Alinhamento paralelo do trilho-guia
    • Verificar o ajuste perfeito

      Após uma fresagem de teste, o piso é aplicado no degrau e é verificado o seu ajuste perfeito.

      +
      Serra circular Verificar o ajuste perfeito
    • Arredondar degraus

      A aresta dianteira dos degraus é arredondada com um fresadora para arestas e uma fresa de arredondar com rolamento-guia. O raio deste arredondamento tem de ser adaptado ao diâmetro da fresa que, mais tarde, será utilizada para os banzos.

      Aqui:

      • Raio de arredondamento dos degraus = 9,5 mm
      • Diâmetro da fresa de ranhuras para os banzos = 18 mm

      +
      Serra circular Arredondar degraus
    • Chanfrar as faces dos degraus

      Para facilitar a montagem da escada, as faces dos degraus são ligeiramente chanfradas (5 mm) com a fresadora para arestas OFK 500.

      +
      Serra circular Chanfrar as faces dos degraus
    • Lixar degraus

      Agora, os degraus são, ainda, retificados com a lixadora excêntrica ETS EC 150. A granulação da última lixagem não deve ser demasiado fina; caso contrário, os degraus podem ficar muito lisos (aqui, utilizou-se a granulação 100 para a retificação). Por regra, os degraus e os pisos são, depois, tratados com um revestimento de superfícies, como, p. ex., verniz ou óleo.

      +
      Serra circular Lixar degraus
    • Dica:

      A lixadora para arestas é adequada para a lixagem das partes frontais dos degraus.

      +
      Serra circular Lixagem das arestas dianteiras dos degraus
    • Preparar as fresagens dos banzos

      Antes de iniciar a fresagem em si, é necessário preparar algumas coisas. O objetivo é conseguir a fresagem do degrau e do espelho com apenas um ajuste do molde de fresar. Depois de realizada a fresagem num ajuste, pode simplesmente deslocar-se o molde de fresar em paralelo para o próximo ponto de fixação e realizar-se a fresagem seguinte.

      +
      Serra circular Preparar as fresagens dos banzos
    • Preparar o molde de fresar

      O molde de fresar aqui utilizado é composto pelos elementos do kit MFS 400 e dois perfis de prolongamento (MFS-VP 700). O molde de fresar é, agora, ajustado de acordo com as dimensões do degrau e do espelho. Para calcular o comprimento e a largura do molde de fresar, deve somar-se a diferença de diâmetro entre o anel copiador e a fresa utilizada.

      +
      Serra circular Preparar o molde de fresar
    • Por exemplo

      Profundidade do degrau = 288 mm
      Espessura do degrau = 40 mm
      Espessura do espelho = 18 mm
      Diâmetro do anel copiador = 30 mm
      Diâmetro da fresa = 18 mm

      Ajustes do MFS:
      Profundidade (profundidade do degrau + espessura do espelho + diferença de diâmetro): 288 mm + 18 mm + (30 mm - 18 mm) = 318 mm Espessura (espessura do degrau + diferença de diâmetro): 40 mm + (30 mm - 18 mm) = 52 mm

      Explicação da imagem:
      A = fresa
      B = anel copiador

      +
      Serra circular Cálculo do molde de fresar
    • Preparar o molde de fresar

      A fresagem para o espelho é, aqui, limitada pela inserção de uma peça de madeira. A peça de madeira foi processada de modo a ajustar-se ao perfil e não cair ao deslocar-se o molde.

      +
      Serra circular Preparar o molde de fresar
    • Preparar o molde de fresar

      Para evitar ruturas no canto interior entre o degrau e o espelho, a fresagem é realizada em dois passos.

      • No primeiro passo, apenas o degrau deve ser fresado. Para evitar fresar na zona do espelho, pode, por exemplo, aplicar-se um batente auxiliar. Por este motivo, aqui montou-se um batente angular no perfil do molde de fresar, na parte superior, e a tábua utilizada é fixa através de grampos de alavanca.
      • No segundo passo, retira-se o batente auxiliar (tábua) e fresa-se a área do espelho.

      +
      Serra circular Preparar o molde de fresar
    • Dica:

      Para alinhar mais rapidamente o molde com o traçado, colaram-se, aqui, tiras para-farpas (FS-SP) na parte de baixo do molde de fresar. Depois de se realizar uma fresagem (fresagem de teste!), apresenta-se a aresta da fresa exata. As tiras também devem ser coladas pontualmente na superfície, para garantir uma aplicação uniforme do molde.

      Como alternativa, também podem utilizar-se distanciadores em madeira (metade da diferença de diâmetro; aqui, 6 mm).

      +
      Serra circular Alinhamento do molde
    • Alinhar o molde

      O molde ajustado pode, agora, ser colocado e fixo. A utilização dos batentes angulares facilita o deslocamento paralelo do molde para a posição de fresagem seguinte. O molde de fresar é fixo através de dois grampos de alavanca.

      +
      Serra circular Colocar e fixar o molde
    • Preparar a fresadora

      A fresadora é, agora, equipada com a fresa de ranhuras e o anel copiador. Neste exemplo, utiliza-se um anel copiador extra longo, em conjunto com um dispositivo de elevação da base. Desta forma, o anel copiador assenta perfeitamente nas faces da moldura de fresar.

      +
      Serra circular Preparar a fresadora
    • Elevação da base

      Para que o anel copiador extra longo não sobressaia demasiado por baixo da base, cria-se uma elevação com uma placa de madeira contraplacada de 10 mm, que é colada na base da fresadora com fita adesiva de dupla face. Aqui, também é necessário abrir os orifícios para garantir a aspiração.

      +
      Serra circular Elevação da base
    • Fresagens nos banzos

      Depois de realizados todos os ajustes no molde de fresar e na fresadora (não esquecer de ajustar a profundidade!), podem iniciar-se as fresagens das peças dos banzos.

      Para evitar contragolpes perigosos ao fresar, deve ter-se sempre atenção para se fresar em sentido contrário e, assim, se pressionar automaticamente a fresadora na moldura de fresar.

      Depois de todos os banzos de um lado da escada terem sido fresados, o molde de fresar é virado e todos os esquadros e meios de fixação são realinhados no lado oposto. Agora, podem processar-se todas as peças dos banzos no lado oposto. A profundidade de fresagem deve corresponder, aproximadamente, a 1/3 da espessura do banzo e deve fresar-se em dois passos.

      +
      Serra circular Fresagens nos banzos
    • Banzo fresado

      Fresagem final de degraus e pisos

      +
      Serra circular Banzo fresado
    • Processar o banzo na área do patamar

      Na área do patamar intermédio, deve fresar-se uma ranhura com 40 mm de largura nos banzos exteriores. Com a serra circular manual HK 85 e o acessório da fresa de ajuste, obtém-se um resultado rápido e limpo. Aqui, pode trabalhar-se com um trilho-guia ou, também, com um batente paralelo (ver imagem).

      +
      Serra circular Processar o banzo na área do patamar
    • Ajustar os degraus

      Os degraus são, agora, montados na posição adequada a título de teste. Se um degrau assentar de forma muito apertada, pode retificar-se com a lixadora excêntrica.

      +
      Serra circular Ajustar os degraus
    • Cortar as peças dos banzos à medida

      As peças dos banzos são cortadas à medida com uma serra de incisão e um trilho-guia fixado. Os respetivos cortes resultam da construção e não são, aqui, descritos em mais pormenor.

      +
      Serra circular Cortar as peças dos banzos à medida
    • Cortar as peças dos banzos à medida

      Como alternativa, o recorte das peças dos banzos também pode ser realizada com uma serra de chanfros.

      +
      Serra circular Cortar as peças dos banzos à medida
    • Unir banzos

      Agora, as peças dos banzos cortadas à medida devem ser unidas com uma fresa para buchas planas Domino XL.

      Adicionalmente às buchas de madeira (14x75 mm), utilizam-se duas junções de superfície para simplificar a colagem e assegurar a pressão necessária para a cola. (Os elementos de junção Domino XL não são aprovados para a união de escadas e servem apenas como elementos auxiliares à colagem. De acordo com as regulamentações locais, podem ser necessários elementos de junção diferentes/adicionais.) A posição das buchas é assinalada por marcações.

      +
      Serra circular Unir banzos
    • Unir banzos

      Neste exemplo, a fresa para buchas planas é aplicada sobre as marcas do eixo. Antes, a placa de encosto é ajustada de modo a que as buchas fiquem ao centro (aqui, 20 mm). Além disso, é necessário ajustar a profundidade em conformidade.

      +
      Serra circular Unir banzos
    • Unir banzos

      Depois de realizadas todas as fresagens com a Domino XL, as buchas de madeira e as junções de superfície podem ser montadas e as peças a trabalhar podem ser coladas.

      Na escada aqui construída, surgem ainda outras junções, que não são aqui apresentadas com mais pormenor (p. ex., junção de canto das peças dos banzos, união do banzo interior com as traves,...).

      +
      Serra circular Unir banzos
    • Arredondar arestas

      As peças dos banzos ainda são processadas com a fresadora para arestas, para aplicar uma parte arredondada.

      +
      Serra circular Arredondar arestas
    • Lixar banzos

      Por último, os componentes ainda são retificados com a lixadora excêntrica e é aplicado o revestimento da superfície (não mostrado aqui).

      +
      Serra circular Lixar banzos
    • Montagem da escada

      Depois de todas as peças estarem prontas, pode montar-se a escada.

      +
      Serra circular Montagem da escada
    • Aplicar parafusos para escadas

      As escadas embutidas precisam de ser seguras com parafusos de escadas. Desta forma, garante-se que os degraus e os pisos permanecem sempre nos banzos por meio de fixação rígida.

      Primeiro, fazem-se os furos para os parafusos e, em seguida, realiza-se ainda o entalhe correspondente no banzo exterior.

      +
      Serra circular Aplicar parafusos para escadas
    • Aplicar parafuso para escadas

      O parafuso para escadas deve ser montado rebaixado. Aqui, furou-se, primeiro, em profundidade com uma broca Forstner nos quatro cantos e, de seguida, fez-se o entalhe com um formão.

      +
      Serra circular Aplicar parafuso para escadas
    • Resultado final

      Escada montada.

      +
      Serra circular Escada montada
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.