Imprimir exemplo de aplicação

Colocar cabos por trás dos rodapés / escatelar rodapés com a KAPEX

Colocar cabos por trás dos rodapés/escatelar rodapés com a KAPEX
O escatelamento ou ranhuramento de rodapés ou ripas é frequentemente necessário quando é necessário fazer pequenos recortes para saída de cabos, tubos ou outros destaques. É muito vantajoso se for possível realizar este trabalho com a mesma ferramenta, com a qual são também efetuados os cortes chanfrados. Neste exemplo de aplicação descrevemos detalhadamente como efetuar o escatelamento de frisos, madeiras esquadriadas ou ripas.

    Descrição

    Em trabalhos de acabamento de interior, é muitas vezes necessário escatelar ou abrir ranhuras em braços de estruturas, ripas de telhado, frisos rodapé ou idêntico para, p. ex., embutir cabos elétricos ou tubos de aquecimento. Neste exemplo de aplicação, é descrito o escatelamento ou a abertura de ranhuras num rodapé com a serra de chanfros KAPEX KS 120.

     Lista de materiais:

    • Pedaço de madeira sacrificial com 6cm de largura

    Preparar/Ajustar

    • Primeiros passos

      Antes do escatelamento de frisos ou da madeira esquadriada é necessário executar os seguintes passos:

      +
      Regulação do número de rotações
    • Marcação da área a escatelar

      Segure a ripa contra a parede e coloque o cabo, tal como neste caso, do modo como deverá ser posicionado. Trace a zona da ranhura.

      +
      Marcação da área a escatelar
    • Posicionar na serra

      Colocar o friso a trabalhar sobre a bancada da KAPEX.

      +
      Posicionar na serra
    • Ajuste da limitação da profundidade do chanfro

      A limitação da profundidade do chanfro de ajuste progressivo permite ajustar a área de ação vertical da unidade de serrar. Desta forma, é possível ranhurar ou alisar a peça a trabalhar de forma mais simples.
      Girar a alavanca da limitação da profundidade do chanfro para baixo até encaixar e conduzir a unidade de serrar para baixo, tal como ao recortar. Nessa ocasião, a ferramenta permanece desligada.

      +
      Ajuste da limitação da profundidade do chanfro
    • Ajustar a profundidade a escatelar 1/2

      Agora, rodando a alavanca para a direita ou para a esquerda, é possível ajustar a respetiva profundidade da ranhura para a peça a trabalhar. A unidade de serrar é pressionada para baixo durante todo o processo.

      +
      Ajustar a profundidade a escatelar/1
    • Ajustar a profundidade a escatelar 2/2

      Para poder trabalhar com exatidão, pode traçar a profundidade exata num friso de teste  ou na zona final do friso e rodar a alavanca até estar ajustada a profundidade pretendida.

      +
      Ajustar a profundidade a escatelar/2

    Modo de procedimento

    • Ligar o laser de linha dupla

      O laser de linha dupla ajuda-o a definir com exatidão a zona de corte. 

      +
      Regulação do número de rotações
    • Escatelamento da ranhura

      Coloque o friso em posição e utilize o laser para apontar para o seu marcador. Abra a fixação para o dispositivo de tração, de modo a obter a largura de corte total. Comece num dos lados do marcador. Em seguida, ligue a KAPEX e realize o corte. Em seguida, desloque a peça a trabalhar na medida de uma largura de corte e efetue outro corte. Este procedimento é repetido até a área assinalada estar completamente escatelada.

      +
      Escatelamento da ranhura
    • Escatelamento terminado

      +
      Escatelamento terminado
    • Aplicação do friso

      Agora encoste o friso contra a parede, aplique o cabo de forma limpa no escatelamento e puxe-o por trás do friso até ao local pretendido, fazendo aparecer o cabo de novo num outro local, utilizando o mesmo procedimento. Desta forma, os cabos que não são necessários ficam ocultos e não estorvam. 

      +
      Aplicação do friso
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.