Fresar arestas de madeira enviesadas em tampos de bancada e balcão

Descrição
A indústria define frequentemente padrões de design e funcionalidade que depois aplica aos seus trabalhos. O que as fresas CNC conseguem com facilidade é moroso e caro quando feito manualmente. Tentamos manter-nos a par deste tipo de tendências e pô-las em prática, de modo simples e rápido, com máquinas e ferramentas standard. É agora possível criar balcões modernos, tampos de bancada e, no geral, todo o tipo de arestas de madeira com visuais sofisticados, sem grande esforço.
Este exemplo de aplicação descreve a criação de perfis numa aresta de placa em madeira, com um raio de 6 mm em cima e com transição para um chanfro de 30° sem escalonamento. Para trabalhar arestas de madeira, estão disponíveis fresas para arestas com rolamento de esferas e fresas de chanfrar / arredondar especiais com rolamento de esferas cónico em diferentes variantes. As fresadoras são utilizadas sucessivamente para fresar o perfil ilustrado nas arestas de madeira. No exemplo de aplicação é utilizada a fresa de chanfrar / arredondar com raio de 6 mm e um ângulo de chanfro de 15° para fresar arestas de madeira mas também de material de composição mineral. Graças à condução pontual (rolamento de esferas), as fresas com rolamento de esferas permitem diferentes contornos de placas: retos, arqueados ou angulares. É recomendada uma fresagem de teste numa peça de sobra para ajustar a fresa. Utilizadores experientes da fresadora vertical podem saltar este passo antes da fresagem de arestas de madeira. Para a fresagem de ângulos é utilizada uma fresa de chanfrar de 15° com rolamento-guia.
Ferramentas/Acessórios
Ferramentas alternativas
Modo de procedimento
-
Preparação da primeira fresagem (A)
- Primeiro, é preciso determinar que lado da placa é o lado visualmente mais bonito, sendo este marcado.
- Ajuste a bancada multifunções de modo a que possa fixar bem a placa de madeira. Se a placa for demasiado grande para a bancada multifunções, tem de optar por outro tipo de fixação, p. ex., cavaletes como suporte. Essencial é que a placa seja fixada em segurança.
- Primeiro, vire a parte inferior da placa para cima, uma vez que primeiro é fresada a chanfradura na placa.
-
Preparação da primeira fresagem (B)
- Primeiro, fixe a fresa de chanfrar na sua fresadora vertical. Certifique-se de que a fresa é inserida até à marca de fixação mínima no fuste da fresa e fixada.
- Agora, ajuste a profundidade de fresagem, pousando primeiro a fresadora vertical, utilizada para a fresagem de arestas, sobre a placa e depois baixe a fresa até o rolamento-guia de esferas encostar no bordo inferior da placa. Depois, a fresadora vertical é fixada ao botão giratório.
- Em seguida, o batente de profundidade é deslocado para baixo e assim fixada a profundidade de fresagem.
- Fixe o captador de aparas incluído no âmbito de fornecimento da fresadora vertical. Este oferece resultados de aspiração perfeitos.
-
Realização da primeira fresagem (A)
- Pouse a fresadora vertical na peça a trabalhar, baixe a fresadora até ao batente e fixe o botão de fixação da fresadora.
- Certifique-se de que ao ligar a fresadora, a fresa não toca na peça a trabalhar. Após ligar, aproxime-se lentamente da peça a trabalhar e percorra a peça a trabalhar em sentido oposto.
-
Realização da primeira fresagem (B)
Nas placas angulares comece por trabalhar o lado frontal (transversal à fibra da madeira) e depois os lados longos da madeira para remover eventuais farpas nos lados longos da madeira.
-
Preparação para a segunda fresagem
- Agora, vire a placa de madeira de modo a que o lado visível fique virado para cima.
- Fixar novamente a placa como já na primeira fresagem.
- Agora, fixar a fresa de arredondar correspondente no mandril da fresadora vertical
- Ajuste a profundidade da fresa de modo a que a aresta superior da lâmina encoste no tampo de bancada.
- Isto é mais fácil de conseguir, pousando uma pequeno pedaço de madeira ou uma régua na mesa de fresar.
- Pousar a fresadora sobre a cabeça e pressionar a mesa de fresar para baixo até a saída do raio da fresa encostar à régua que pousou em cima da mesa de fresar.
-
Realização da segunda fresagem (A)
Na segunda fresagem, proceda tal como na descrição da 1.ª fresagem.
Por fim, as arestas de madeira fresadas são ligeiramente lixadas. -
Realização da segunda fresagem (B)
Aparência perfeita mesmo em formas livres, fácil de criar e sem necessidade de grandes retoques.
-
Realização da segunda fresagem (C)
Conselho: Se o canto chanfrado de ambos os lados for imediatamente arredondado com uma lixa, este arredondamento é copiado no segundo passo "Fresar raio".
-
Realização da segunda fresagem (D)
Desta forma, é possível criar cantos perfeitos na fresagem de arestas de madeira.
-
Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória.
Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.↑