Fresar elementos decorativos com a tupia

Descrição
As tupias verticais são uma excelente ferramenta para o acabamento criativo e artístico de superfícies de madeira. Para este fim, a fresadora vertical é conduzida à mão livre, sem batentes. Na superfície de madeira são desenhadas linhas e imagens com base num esboço próprio ou em modelos. É sobretudo uma questão de habilidade pessoal seguir as linhas para fresar as imagens desenhadas na madeira. A tupia tem de ser conduzida com muita sensibilidade, mas também extrema precisão. Madeiras com anéis acentuados em madeira nova ou antiga condicionam uma condução muito exata da ferramenta, uma vez que a ferramenta tenta seguir os anéis da madeira antiga. Para uma melhor representação, a madeira utilizada foi alvo de um revestimento escuro antes da fresagem.
Primeiro, alguns exemplos:
- Motivo de planta fresada com fresa de caracteres. Aplicável para decorações ou gravura em madeira.
- Representação de símbolos como elemento decorativo
- Símbolo orientativo, p. ex., numa porta de WC num bar
- Decorações com motivo de animais aplicáveis, p. ex., em móveis para crianças
- Fresar placas com letras

Ferramentas/Acessórios
Ferramentas alternativas
- Fresa para ranhuras em V
- Fresa de moldurar
- Fresa de ranhuras com diâmetro pequeno
Preparar/Ajustar
-
Monte a fresa de fresagem necessária na pinça de fixação da tupia vertical. No nosso exemplo, utiliza-se uma fresa de caracteres para fresar imagens ou letras em madeira. Estas estão disponíveis em HW ou HS.
-
Decalcar linhas de contorno através papel químico para a peça a trabalhar, para depois fresar imagens em madeira.
Modo de procedimento
-
Seguir as linhas de contorno com a fresa de caracteres e fresar os contornos em 1-2 passos de trabalho. Ajustar a profundidade de fresagem para o primeiro passo de trabalho, não sendo possível indicar valores exatos, uma vez que estes dependem do tipo de madeira utilizado. Deverá realizar algumas fresagens de teste com o mesmo tipo de madeira e, por via experimental, descobrir qual a profundidade de fresagem mais indicada.
-
Conduza a tupia vertical com as duas mãos. Uma mão segura o punho de pistola, a outra está com a palma da mão pousada na peça a trabalhar e conduz a fresadora vertical na mesa de fresar. Isto permite uma condução relativamente exata sem grandes irregularidades.
-
Este pode ser o aspeto de um contorno pronto.
-
Outra possibilidade para fresar com a tupia com base num modelo é colar uma cópia na peça a trabalhar para decalcar as imagens correspondentemente.
-
Neste exemplo, fresar primeiro todos os elementos ou linhas interiores com a tupia e só no fim a linha de contorno do rosto. Caso contrário, o modelo escorrega.
-
Para copiar uma flor pelo modelo, é preciso trabalhar com muito cuidado. Não se trata de seguir simplesmente um contorno com a fresadora, pretende-se sobretudo criar um efeito tridimensional escultórico.
-
Na foto detalhada é possível identificar que a profundidade de fresagem foi alterada durante o processo de fresagem da flor.
-
A fresa de moldurar permite criar superfícies semelhantes àquelas criadas com a ferramenta de esculpir de moldurar.
-
Eleve e baixe a parte motorizada da tupia vertical durante a fresagem. Desta forma, é possível alterar o sentido de avanço. Na fresagem ao longo das arestas existentes, assegurar sempre que se trabalha em sentido contrário.
-
Experiência: Uma superfície foi "esculpida" com a tupia e a fresa de moldurar, depois revestida e em parte novamente "esculpida". O efeito tridimensional das imagens é evidente.
-
Aqui, vemos um recorte de um relevo para um motivo para um quarto de criança.
Aqui, utilizou-se a tupia com a fresa de caracteres para gravar e uma pequena fresa de moldurar para esculpir com a finalidade de destacar as imagens. -
É possível conseguir efeito plástico diferente fresando a madeira em volta de um contorno.
-
Para fresar imagens destacadas na madeira com a tupia, neste exemplo é utilizada uma fresa para ranhuras helicoidais.
-
Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória.
Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.↑