Imprimir exemplo de aplicação

Fresar um puxador para gavetas e portas de móveis

Fresar puxador
O puxador oculto é uma grande vantagem em muitos móveis e peças constituindo uma alternativa decorativa a um puxador saliente. Neste exemplo de aplicação é explicado como ajustar a ferramenta para a fresagem e criar uma reentrância uniforme. É também descrita a criação de puxadores não contínuos.

    Descrição

    Os puxadores ocultos são utilizados como elemento decorativo para frentes de móveis e gavetas. O puxador oculto substitui frequentemente o puxador saliente incomodativo. Seja para armários de gavetas de cozinha, portas de móveis para o armário da sala ou tampas para uma escrivaninha – o puxador oculto foi e é um elemento construtivo e decorativo ao qual o carpinteiro recorre com frequência.

    Sobretudo gavetas por trás de uma porta no interior de um armário têm muitas vezes este tipo de puxador, uma vez que neste caso raramente existe espaço para puxadores salientes. Com as suas dimensões, a fresadora para abrir puxadores está concebida para peças com, pelo menos, 18 mm de espessura.

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Ferramentas alternativas

    Em alternativa, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Preparar/Ajustar

    • Faça os seguintes preparativos para a criação de um puxador:

      Fixe a peça a trabalhar à bancada multifuncional MFT. Para o efeito, pouse a peça a trabalhar sobre uma peça suplementar.

      Certifique-se de que o interior da frente da gaveta ou da porta do móvel está pousada sobre a bancada ou seja o lado frontal deve estar virado para cima.

      Fixe a peça a trabalhar com sargentos assegurando-se de que estes não estorvam durante a fresagem.

      +
      fresadora: Fixar peça a trabalhar na bancada multifuncional
    • Ajuste a fresadora vertical do seguinte modo para a fresagem:

      Fixe a fresa para abrir puxadores no mandril da fresadora vertical, devendo o fuste da fresa estar inserido até à profundidade mínima de fixação no mandril.

      Baixe a fresadora até a fresa estar sobre a peça a trabalhar e, com auxílio do ajuste da profundidade, ajuste uma profundidade de fresagem de 16 mm para o puxador.

      Fixe o batente paralelo e ajuste-o de modo a que esteja em linha com o arredondamento mais exterior da fresa. Marque esta posição com um lápis na mesa de fresar. Agora, recue o batente paralelo até estar 8 –10 mm atrás da linha desenhada. 

      +
      fresadora: Ajustar fresadora vertical

    Modo de procedimento

    • Na fresagem, proceda do seguinte modo:

      Posicione a fresadora sobre a madeira a fresar e baixe-a. Aperte o parafuso de fixação para que a fresadora fique fixada na profundidade definida. Certifique-se de que a ferramenta não toca a peça quando é ligada.

      Agora, ligue a ferramenta e insira a fresa lentamente na peça a trabalhar. Conduza a ferramenta da esquerda para a direita, o que significa que fresa em sentido oposto.

      +
      Fresadora: Inserir fresa na peça a trabalhar
    • Durante o processo de fresagem deve garantir que a pressão incide primeiro sobre a peça na área direita do batente paralelo enquanto a área esquerda não está apoiada. Quando esta também estiver apoiada, pode distribuir a pressão por ambas as áreas do batente paralelo. Assim que a área direita deixar de estar apoiada, deve deslocar a pressão para a área esquerda do batente paralelo. Agora, é possível fresar o puxador sem "ondulações".

      Chegado ao fim da gaveta ou da porta do móvel, pode desligar a fresadora. Contudo, só a retire da peça quando estiver imobilizada.

      +
      Fresadora: Distribui pressão
    • Se pretender fresar um puxador oculto que não seja contínuo, pode traçar o início e o fim da fresagem e inserir nesse ponto a fresadora ou terminar nesse ponto o procedimento de fresagem. Para esse efeito, desenhe as linhas delimitadores com aprox. 8 cm de modo a que possa percorrer estas linhas no entalhe do outro lado da mesa de fresar.

      +
      Fresadora: Fresar puxador oculto
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.