Imprimir exemplo de aplicação

Fresar com tupia ranhuras decorativas em móveis

Fresar ranhura decorativa com tupia
Para conferir às frentes dos móveis um design tipo moldura, só é necessário fresar uma ranhura decorativa na madeira com a tupia. Este exemplo de aplicação explica que ferramenta utilizar para a fresagem e como arredondar de seguida as arestas exteriores da peça a trabalhar. Mostra como ajustar a fresadora vertical e quais as medidas a ter em atenção.

    Descrição

    Para além das construções clássicas de molduras, que podem ser criadas de forma rápida e fácil com a fresa de facear e de contraperfil, é também possível perfilar placas de madeira colada e fresar uma ranhura decorativa com uma tupia. Desta forma, é criada a impressão de se tratar de uma construção em contraperfil. Desta forma, o carpinteiro consegue valorizar materiais como placas de madeira colada de modo bastante simples, ao decorar frentes de móveis como, p. ex., frentes de móveis de cozinha ou de armários de parede. São, deste modo, criadas frentes no assim designado design tipo cassete ou moldura. 

    Para a criação de uma frente de móvel com design tipo moldura, é necessário distinguir três passos de trabalho. No primeiro passo, é necessário fresar com a tupia no sentido vertical e no segundo passo no sentido horizontal. Num terceiro passo de trabalho, as arestas exteriores são arredondadas após a fresagem.

    Se desejar apenas efetuar fresagens verticais, o segundo passo é naturalmente anulado.

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Ferramentas alternativas

    Em alternativa, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Preparar/Ajustar

    • Realize os seguintes preparativos para fresar um design tipo moldura com a fresadora:

      Para todas as fresagens, desenhe a respetiva linha central de fresa e a respetiva delimitação.

      +
      tupia: Desenhar linha central de fresa de tupia
    • Agora, ajuste a tupia vertical. Proceda do seguinte modo:

      Equipe a fresadora vertical com a fresa de perfilar sem rolamento-guia, o fuste de fresa deverá ser inserido no mandril até à profundidade de fixação mínima para garantir a fixação segura da fresa.

      Monte o batente-guia na tupia vertical para que esta possa ser conduzida ao longo do trilho-guia.

      Para ajustar, posicione a ferramenta no trilho-guia.

      Ajuste a velocidade em função do tipo de madeira, do tipo de fresa e do diâmetro da fresa (consulte os valores relevantes na tabela correspondente nas instruções de utilização).

      +
      tupia: Ajustar fresadora vertical
    • Fixe a ferramenta de fresagem na bancada multifunções com auxílio dos elementos de fixação ou dos sargentos, de modo a ser possível trabalhar primeiro uma das linhas verticais. A distância x da linha traçada até à aresta do trilho-guia depende do diâmetro da fresa e é calculada do seguinte modo:

      x = diâmetro da fresa em mm / 2 + 2 mm

      Daqui, resulta uma distância de 23 mm para uma fresa de perfilar de 42 mm.

      +
      tupia: Calcular distância com a tupia
    • Ajuste uma profundidade de fresagem de 8 mm para a fresa de perfilar. O manuseamento do ajuste da profundidade de fresagem não será explicado detalhadamente aqui. Consulte informações a este respeito nas instruções de utilização.

      Ajuste a distância da tupia vertical em relação ao trilho. Para o efeito, utilize as linhas traçadas e os entalhes na mesa de fresar, que identificam exatamente o centro da fresa.

      +
      tupia: Ajustar profundidade de fresagem na tupia
    • Agora, conduza a fresadora até à primeira linha delimitadora da fresagem e posicione aí um batente de curso. Conduza a ferramenta até à extremidade da fresagem e posicione aí o segundo batente de curso. Com auxílio das linhas delimitadoras traçadas anteriormente e do indicador milimétrico no suporte, pode efetuar o ajuste com muita precisão.

      Nas fresagens verticais, pode abdicar-se dos batentes de curso.

      +
      tupia: Posicionar batentes de curso junto com a tupia

    Modo de procedimento

    • Proceder do seguinte modo na execução da fresagem:

      Pouse a tupia vertical corretamente no trilho.

      Ligue a fresadora e mergulhe na peça a trabalhar. É importante assegurar que, ao ligar, a fresa não toca a peça a trabalhar para que a tupia possa arrancar livremente.

      Conduza-a ao longo do trilho certificando-se de que não o faz de forma demasiado lenta; caso contrário, a fresa causa abrasão no material.

      No fim da fresagem, retirar a fresadora do rebaixo e depois desligar.

      Retirar a tupia do trilho quando esta estiver imobilizada.

      +
      Tupia: Execução da fresagem com a tupia
    • Se as fresagens verticais forem contínuas, pode abdicar-se da utilização dos batentes de curso. Simplesmente mergulhe a tupia em funcionamento na peça a trabalhar e no fim da fresagem volte a retirá-la. De resto, o modo de procedimento para as fresagens verticais é igual ao procedimento nas fresagens horizontais.

      +
      Tupia: fresagens verticais com tupia
    • Para o terceiro passo, o arrendondamento das arestas exteriores da peça a trabalhar, fixar a fresa de arredondar com rolamento-guia na fresadora vertical.

      Neste passo de trabalho, a madeira é fixada na bancada de trabalho, deixando as arestas acessíveis. 

      No ajuste da profundidade da fresadora, o parafuso do rolamento-guia pode ser colocado na peça a trabalhar e com este efetuado o ajuste para zero. Depois, ajuste uma profundidade de fresagem de 18 mm para o rebaixo.

      +
      Tupia: Arredondamento das arestas exteriores com tupia
    • Para o arredondamento das arestas exteriores da peça a trabalhar, são primeiro trabalhadas as arestas de madeira de testa da peça a trabalhar. A seguir, são percorridos os lados de madeira de corte longitudinal da peça a trabalhar. 

      +
      Tupia: Arredondamento das arestas exteriores com tupia
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.