Imprimir exemplo de aplicação

Fresar vedação automática de porta

Fresar vedação automática de porta
Sobretudo casas em ambientes ruidosos ou edifícios grandes beneficiam de um bom isolamento acústico, através de vedações fiáveis das portas de entrada. Este exemplo de aplicação explica, passo a passo, o quão simples é fresar uma vedação automática com um perfil de borracha de rebaixamento automático.

    Descrição

    Face às crescentes exigências em termos de isolamento térmico e acústico, construtores e proprietários de casas exigem cada vez mais vedações de portas que estejam à altura das mais recentes inovações e dos requisitos de um isolamento acústico adequado.

    Vedações automáticas de porta são, por isso, utilizadas com frequência em portas de entrada de apartamentos e sobretudo em edifícios administrativos e de escritórios. A vantagem destas vedações de porta é estas baixarem quando a porta é fechada e pressionarem um perfil de borracha para o chão quando a porta está fechada. Ao abrir a porta, o perfil de borracha volta a subir não sendo arrastado pelo chão.

    Com um adjuvante de fresagem é possível fresar a ranhura necessária na parte inferior de uma porta, abdicando de uma fresadora estacionária.

    Neste exemplo de aplicação descrevemos o quão fácil e rápido é realizar até mesmo trabalhos complexos com este adjuvante de fresagem.
     

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Ferramentas alternativas

    Em alternativa, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Preparar/Ajustar

    • O adjuvante de fresagem, em combinação com a fresadora vertical selecionada, é ajustado do seguinte modo:

      Colocar a fresa correspondente na fresadora vertical, podendo a largura da ranhura variar de produto para produto.

      De seguida, fixar o adjuvante de fresagem à fresadora vertical. Para este efeito, são entregues dois parafusos roscados com a respetiva fresadora. A montagem de um anel copiador de 30 mm é muito útil para a centragem do adjuvante de fresagem na fresadora vertical. (Este está incluído no âmbito de fornecimento da fresadora.)

      +
      fresadora: Fixar adjuvante de fresagem na fresadora vertical
    • Para a medição da vedação automática da porta é necessário determinar as duas distâncias entre medida exterior da estrutura e as superfícies da porta. A vedação da porta deverá ser fresada na área do rebaixo.

      +
      fresadora: Medição da vedação automática da porta
    • De seguida, as medidas de distância têm de ser transferidas para a escala do adjuvante de fresagem.

      A distância total das abas de ajuste tem de corresponder exatamente à espessura da porta, para que a fresadora vertical possa ser conduzida sem folga.

      +
      fresadora: Transferir as medidas de distância para a escala do adjuvante de fresagem
    • No passo seguinte, pousar a porta a fresar sobre um suporte seguro e, se necessário, fixá-la com sargentos para evitar o deslizamento.

      Agora, pousar a fresadora com o adjuvante de fresagem na porta.

      No passo seguinte, ajustar a profundidade de fresagem à medida pretendida. Esta pode variar de produto para produto.

      Agora, conectar o tubo flexível de 36 mm ao equipamento de fresagem.

      +
      fresadora: Ajustar profundidade de fresagem à medida pretendida

    Modo de procedimento

    • Observar os seguintes aspetos no processo de fresagem:

      No que respeita a profundidade de fresagem, o processo de fresagem não deve de modo algum ser efetuado num só passo. Recomenda-se avançar em passos de 10 mm com a OF 1400. Na OF 2200, é possível avançar em passos de 15 mm. A profundidade de fresagem de cada processo depende do material. Se se tratar de portas de carvalho maciço, a profundidade de fresagem não deve ser ajustada tão profunda como no caso de portas interiores, cuja camada intermédia é quase sempre em madeira macia. O processo de fresagem tem de ser repetido as vezes necessárias.

      Fresar sempre no sentido contrário. Isto significa que o avanço da fresadora vertical tem de ser sempre conduzido no sentido contrário ao da rotação da fresa.

      No processo de fresagem assegurar que a fresadora vertical e o adjuvante de fresagem são bem segurados e avançados lenta e uniformemente.

      +
      Fresadora: Fresar em sentido contrário
    • No último passo, a respetiva vedação da porta (p. ex., isolamento acústico, isolamento térmico, Planet) é aparafusada à ranhura.

      Conselho: fresar a ranhura para a ferragem 2-3 mm mais profunda, assim temos uma maior margem, caso a porta esteja a raspar no chão e tenha de ser encurtada.

      +
      Fresadora: Aparafusar vedação da porta na ranhura
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.