Imprimir exemplo de aplicação

Acabou-se o caos no escritório de casa:

A prática aba embutida na mesa traz ordem e flexibilidade graças ao espaço de armazenamento integrado.

Corte sem estilhas com a serra de incisão.

Neste exemplo de aplicação, vamos mostrar como criar uma aba embutida num tampo de mesa folheado, para guardar um computador portátil e poder utilizar a mesa para outros fins. O compartimento também pode ser usado para outras finalidades. Como colocaremos uma aba basculante no tampo da mesa e não queremos alterar os frisos, o corte deve ser completamente limpo à direita e à esquerda do disco de corte. A serra de incisão com função de pré-corte é perfeita para cumprir com esta missão.

    Descrição

    Ou bem porque o espaço é limitado ou porque queremos dar um toque decorativo especial ao espaço, pode ser vantajoso instalar uma prateleira escondida dentro ou por baixo de uma mesa ou atrás de uma parede. No nosso caso, trata-se de um tampo de mesa feito de aglomerado folheado. É importante realizar um corte perfeito do tamanho da aba pretendida, pois é exatamente aqui onde será reinserido a aba. Deste modo, obtém-se um aspeto limpo e a aba quase não se nota.

    • Tampo de mesa, por exemplo, cartão multiplex (não é necessário material de bordadura).
    • Tampo de mesa, por exemplo, aglomerado folheado (material de orla adicional/tem de ser orlado)
    • Material da placa para a caixa de arrumação
    • 2 dobradiças
    • Cinzel afiado opcional
    • Se desejado: fechadura, por exemplo, fecho magnético ou Push To Open
    • Suporte para computador portátil 

    Ferramentas/Acessórios

    Ferramentas alternativas

    Preparar/Ajustar

    • Desenhar um plano

      Desenhe um plano aproximado do local onde a aba deve ser colocada e anote as dimensões. Deixe um pouco mais de espaço na área da frente para prateleiras, por exemplo, para o teclado e o rato.

      +
    • Dimensões exatas das incrustações

      Pense na profundidade que o fundo falso deve ter e no que quer guardar; tire as medidas do seu computador portátil. Agora, desenhe o decote num ângulo.

      +
    • Fixação do tampo da mesa

      No nosso caso, trabalhamos com um tampo de mesa folheado. Este tem de ser fixado à mesa de trabalho numa posição elevada, de modo a não o cortarmos (ver imagem).

      +
    • Primeiros ajustes para um corte perfeito com a serra de incisão

      Coloque o trilho-guia na sua marca. Utilize dois grampos de alavanca para fixar o trilho-guia ao tampo da mesa. Em seguida, coloque a serra sobre o trilho e ajuste os mordentes de guia de modo a que não haja folga. Coloque o disco marcador no centro do disco principal, tal como descrito no manual de instruções da serra.

      +
    • Ativação do marcador

      Para cortar uma superfície interior, são necessários dois passos para obter um resultado de corte perfeito até aos cantos. Isto significa que, primeiro, fazemos uma pré-marcação e, no segundo passo, cortamos novamente com o disco de corte principal. Para isso, primeiro ativamos o disco com função de pré-corte com a alavanca frontal colocada em "ON". O marcador está agora ativado.

      +
    • Desativação do disco de serra principal

      Imediatamente a seguir, desativamos o disco principal da serra com a alavanca no topo da serra, bloqueando-o.

      +

    Modo de procedimento

    • Colocação da serra para marcar

      Tal como no disco de serra principal, o disco de pré-corte tem umas marcas no corpo da serra para dar uma orientação da saída inicial e final do disco. Coloque a serra de forma a que a marcação fique nivelada com a marcação na sua mesa (ver foto) e faça agora o primeiro dos 4 pré-cortes com a serra. Faça-o à vista e utilize novamente a marca do móvel como guia. Segue-se diretamente o corte com o disco de corte principal. Para isso, desativamos novamente a função de pré-corte e desbloqueamos o disco de corte principal.

      +
    • Batente anti-retorno opcional

      Para poder imergir com segurança e precisão no início do corte sem sobrepor a marcação, pode opcionalmente posicionar o batente anti-retorno no trilho, de modo a que o disco da serra corte perfeitamente na marcação.

      +
    • Observar as marcações no disco de corte principal

      Com a profundidade de corte total, pode utilizar as marcações aqui, como com o disco com função de pré-corte, para imergir exatamente na linha.

      +
    • Cortar com o disco de corte principal

      Agora conduzimos ao longo da nossa marca, novamente à vista. A janela de visualização permite uma visão perfeita do disco, pelo que podemos ver bem a extremidade da marca.

      +
    • Repetir os procedimentos até finalizar o corte da aba 

      Repetir os passos individuais para cada marca a recortar (dos passos 5 e 6 de Preparar/Ajustar para o Procedimento 1-4). A imagem mostra claramente como o corte é efetuado de forma limpa. Sem estilhar, tal como é requerido para esta aplicação.

      +
    • Preparar a serra tico-tico para os cantos

      Agora, os cantos têm de ser cortados até ao fim. Para evitar estilhar, certifique-se de que não utiliza uma uma lâmina tico-tico mais larga do que o disco da serra circular. Preste atenção aos ajustes da serra. Coloque a proteção contra estilhaços e desligue o curso do pêndulo.

      +
    • Serrar cuidadosamente os cantos

      Passamos cuidadosamente a lâmina de serra tico-tico e completamos o recorte em todos os cantos. De seguida, preparamos os cantos e a colagem das orlas. Neste caso, deve ter-se em atenção o manual de instruções. No entanto, este processo só é necessário se, por exemplo, for utilizado cartão de pressão como material de suporte. No caso de placas multiplex, os passos seguintes podem ser saltados (continuar com o passo 15).

      +
    • Orlar as bordas internas da mesa e a aba com uma borda fina

      Neste caso, é importante orlar sempre os dois lados opostos e depois fresar ambos os lados, para que a fita da orla não fique presa em lado nenhum. Dependendo da espessura da orla, a aba pode ter de ser aparada um pouco antes. Uma pequena dica: a orla da frente da aba pode ser ligeiramente cortada para facilitar a abertura e o fecho. (Passo não necessário com multiplex)

      +
    • Alternativa opcional: Utilizar o rebordo engomado

      Se não existirem fitas de orla ou se o recorte for demasiado pequeno, também podem ser utilizadas fitas de orla para passar a ferro.

      +
    • Fresar novamente as saliências dos bordos

      Para eliminar eventuais saliências, equipar a tupia com uma fresa de raio e fresar as saliências dos bordos como descrito.  (Passo omitido para multiplex)

      +
    • Retirar cuidadosamente as saliências com um cinzel afiado.

      Em seguida, descolar de novo com o raspador com o raio adequado.

      +
    • Todas as peças estão agora concluídas

      +
    • Verificar rapidamente se tudo encaixa

      +
    • Fixação das dobradiças

      Marcar as dobradiças na mesa e no tampo.

      +
    • Fresagem das dobradiças

      No nosso caso, a fresa de 12 mm para a fresadora de buchas serve perfeitamente. Em alternativa, também pode utilizar uma tupia para cortar os orifícios para as dobradiças.

      +
    • Colocar as dobradiças

      +
    • Construção da caixa de arrumação

      Faça a caixa de arrumação com a altura desejada e cole todas as peças. Consoante o tipo de fecho pretendido, certifique-se de que a aba é suportada em conformidade. (ver passo 19)

      +
    • Ligação da base ao tampo da mesa

      Viramos o tampo da mesa (com a parte de baixo para cima) e transportamos a caixa para a nossa abertura. Agora, ligamos as partes com cola ou cavilha e fixamo-las até a cola secar.

      +
    • Adicionar fecho para fundo falso

      Para poder abrir e fechar a aba de forma invisível, esta é equipada, por exemplo, com uma fechadura magnética ou com dispositivos de abertura Push To Open.

      +
    • Instalação do compartimento de arrumação no tampo da mesa

      Insira o suporte para computador portátil, coloque o computador nele e já está!

      +
    • Depois do trabalho em casa

      Guarde tudo no compartimento integrado por baixo do tampo da mesa e feche a tampa.

      +

    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.↑