Para que as portas de armários abram e fechem sem problemas é necessário colocar as ferragens na posição correta. Neste exemplo de aplicação, explicamos como perfurar filas de orifícios para dobradiças invisíveis. Com o sistema de perfuração, tupia e trilho-guia, consegue-se um trabalho rápido, seguro e exato.
Perfurar filas de orifícios com tupia

Descrição
Assim, é possível instalar todas as ferragens convencionais como, por exemplo:
- Dobradiças invisíveis
- Suportes para prateleiras
- Suportes para painéis traseiros
- Elementos de junção de peças
- Prateleiras de correr
Ferramentas/Acessórios
Ferramentas alternativas
Preparar/Ajustar
-
Atenção:
O sistema Festool para a perfuração em linha está concebido para perfurar com tupia e trilho-guia. Nos orifícios do trilho-guia só encaixa o pino do batente-guia.
Ajustar batente-guia:
O batente-guia deve primeiro ser ajustado, sem folgas, ao trilho-guia de perfuração em linha.
Para este efeito, pouse o batente sobre o trilho-guia de perfuração em linha e encaixe o pino num dos furos. Com os dois parafusos de ajuste, reduza a folga para que o batente possa ser movimentado com facilidade mas sem folga no trilho-guia de perfuração em linha, quando a cavilha de retenção for desbloqueada. -
Montar a tupia vertical no batente-guia:
- Este ajuste é necessário para a OF 1010 e OF 1400.
- Encaixar o mandril de centralização fornecido na pinça da tupia.
- Agora coloque a tupia na placa guia e centralize-a inserindo o mandril de centralização no orifício da placa.
- Esta posição pode ser mantida apertando o grampo de profundidade de fresagem até que os grampos fixos tenham fixado a placa de base da tupia no lugar.
- A tupia é aparafusada na placa guia com parafusos M6x20.
- Uma vez finalizados estes passos, o mandril de centralização pode ser removido e usar-se a broca de perfuração, para dobradiças de armário.
-
Ajuste dos batentes laterais:
Os batentes laterais devem ser ajustados antes da primeira utilização. Para o efeito, os posicionadores têm de ser colocados em "0" nas escalas (ver seta). -
Neste estado, os batentes laterais são pousados sobre o trilho de perfuração em linha, depois o aperto da escala é solto com uma chave de sextavado interior de 5 mm e posicionado de modo a que o pino limitador do batente lateral entre no entalhe do batente-guia.
Neste estado, voltar a apertar bem o aperto da escala. Este ajuste deve ser efetuado com o devido cuidado, uma vez que estes valores de escala serão utilizados para ajustar posteriormente a distância da fila de orifícios em relação à aresta do corpo! -
Os batentes longitudinais:
Os batentes longitudinais são fixados em ambas as pontas do trilho de perfuração linear.
Estes têm diferentes pinos de ajuste para a montagem por baixo do trilho, permitindo definir diferentes distâncias para a posição e a perfuração da primeira linha de orifícios. -
As indicações - legíveis da perspetiva do utilizador - têm o seguinte significado para a perfuração das filas de orifícios:
Modo de procedimento
-
Perfuração das filas de orifícios com a tupia:
-
Vista de baixo:
1 = Batente longitudinal
2 = Pino limitador do batente lateral
3 = Sargentos para a fixação do trilho-guia
Para resultados precisos na perfuração de filas de orifícios, fixar sempre o trilho-guia com sargentos! -
-
Para a perfuração de grupos de orifícios com a tupia, pode ser utilizada a abertura (seta) existente no batente-guia.
-
Assim, por exemplo, no caso de filas de orifícios só podem ser marcados e feitos quatro furos.
-
A fila de orifícios traseira
Exemplo: nas laterais dos armários, devem ser montadas prateleiras de correr. Neste caso, a posição da fila de orifícios traseira depende dos furos das prateleiras de correr utilizadas. -
Perfuração das dobradiças invisíveis na frente da porta:
- Com uma broca para dobradiças invisíveis, são feitos furos nas portas.
O sistema de perfuração linear vem com uma broca de 35 mm para ferragens convencionais. - Em função do material da frente da porta, selecionar previamente a posição 1-2 do número de rotações.
- Consultar a profundidade de perfuração na ferragem e ajustar na tupia vertical.
- Agora, colocar o batente longitudinal de modo a que a marca "16" seja legível e se possa fazer furos entre 2 filas de orifícios.
- Simplesmente, colocar a frente da porta ao lado da lateral do armário para marcar a posição pretendida para as dobradiças invisíveis.
- Agora, ajustar os posicionadores dos batentes laterais de modo a que ainda reste suficiente material
(Dobradiça invisível D35 mm : 2 = 17,5 mm + 4 mm de espessura de material na frente da porta resultam numa medida de ajuste de 21,5 mm) - Agora, pousar o trilho-guia de perfuração em linha sobre a superfície interior da frente da porta e encostar de novo à aresta de referência, tal como nos painéis laterais.
Os batentes laterais voltam a alinhar o trilho-guia paralelamente sendo fixado nesta posição com os sargentos. - A tupia vertical é agora encaixada com os pinos de indexação sobre a posição marcada anteriormente para a dobradiça invisível e é feito o furo.
- O mesmo modo de procedimento é repetido para a 2.ª e, eventualmente, a 3.ª ou 4.ª dobradiça invisível.
- Com uma broca para dobradiças invisíveis, são feitos furos nas portas.
-
Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória.
Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.↑