Imprimir exemplo de aplicação

Lixar barcos de plástico e polir Gelcoat

Polir Gelcoat
Barcos em plástico desgastam com o passar do tempo, pelo que, em intervalos regulares, é necessário polir o verniz e efetuar a manutenção dos barcos – esta é a única forma destes cumprirem a sua finalidade durante muitos anos. Estas instruções mostram como polir Gelcoat e descrevem o procedimento em caso de riscos pequenos e grandes.

    Descrição

    Maioritariamente, os barcos de plástico têm um revestimento em Gelcoat, que protege o tecido de fibras de vidro contra a penetração de água. Esta camada apresenta um desgaste natural. Surgem riscos, p. ex., devido a detritos marinhos, e na passagem entre água e ar formam-se algas e descolorações em caso de permanência mais prolongada na água. Por isso, a camada de Gelcoat é regularmente analisada relativamente a danos. Riscos e danos têm de ser reparados e lixados antes do polimento.

    Uma tinta negra de controlo torna riscos e danos no Gelcoat branco mais visíveis, de forma a poderem ser polidos com maior facilidade.

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Ferramentas alternativas

    Em alternativa, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Preparar/Ajustar

    • Limpe a superfície minuciosamente antes de iniciar a lixagem e o polimento do Gelcoat. Não pode haver sujidade na superfície; caso contrário, pode dar origem a novos riscos.

      +
      lixadora: Limpar a superfície minuciosamente antes de iniciar a lixagem e o polimento do Gelcoat
    • Para a reparação de riscos que tenham trespassado o Gelcoat não basta a lixagem e o polimento.

      +
      lixadora: Para a reparação de riscos que tenham trespassado o Gelcoat não basta a lixagem e o polimento.

    Modo de procedimento

    • Lixagem de preparação do revestimento antivegetativo

      Lixadora excêntrica de engrenagem ROTEX RO 150 FEQ-Plus

      • Lixagem do revestimento antivegetativo. Aplique a lixa Granat P80 – P120 no prato de lixar.
      • O revestimento é agora lixado, sem pressão, com o número de rotações ajustado para a posição 4-6 até se obter uma superfície mate uniforme. O prato tem de rodar continuamente durante este processo. Fissuras ou revestimentos soltos têm de ser removidos até se obter uma superfície aderente. Fissuras e riscos profundos têm de ser removidos por lixagem em toda a superfície. Utilizar sempre a aspiração e a máscara contra pós para a realização destes trabalhos.
      • Limpe a superfície com um pano, antes de aplicar o revestimento.

      +
      lixadora: Lixagem de preparação do revestimento antivegetativo
    • Lixar Gelcoat em caso de riscos mais profundos ou danos 

      Lixadora excêntrica ETS 150/3 ou lixadora excêntrica de engrenagem Rotex Ro 150

      • Aplique a lixa Granat P80 – P120 no prato de lixar.
      • O revestimento é agora lixado sem pressão com o número de rotações ajustado (posição 4-6 ETS) ou (posição 2-5 RO no excêntrico Rotex) até se alcançar uma superfície mate uniforme e os riscos e danos já não serem visíveis. O prato tem de rodar continuamente durante este processo. Fissuras ou revestimentos soltos têm de ser removidos até se obter uma superfície aderente. Os danos têm de ser removidos por lixagem em toda a superfície. Utilizar sempre a aspiração e a máscara contra pós para a realização destes trabalhos.
      • Limpe a superfície com um pano, antes de aplicar o revestimento.
      • Após a reparação do Gelcoat, lixe a área para a nivelar, conforme descrito no ponto a seguir, de forma a poder poli-la de seguida.

      +
      lixadora: Lixar Gelcoat em caso de riscos mais profundos ou danos
    • Lixar Gelcoat em caso de riscos ligeiros para a preparação do polimento. 

      Lixadora excêntrica ETS 150/3 ou lixadora excêntrica de engrenagem Rotex Ro 150

      • Aplique a lixa Granat P180- P1200 no prato de lixar.
      • O revestimento é agora lixado sem pressão com o número de rotações ajustado (posição 4-6 ETS) ou (posição 3-6 RO no movimento excêntrico) até se alcançar uma superfície mate uniforme e os riscos e danos reparados já não serem visíveis. O prato tem de rodar continuamente durante este processo. Utilizar sempre a aspiração e a máscara contra pós para a realização destes trabalhos.
      • Limpeza da superfície com o pano de microfibras.
      • Repita o processo de lixagem até uma granulação P800 - P1500, de forma a reduzir a profundidade de rugosidade.
      • Limpeza da superfície com o pano de microfibras.
      • Quando tiverem sido eliminadas todas as irregularidades, a superfície pode ser polida.

      +
      lixadora: Lixar Gelcoat em caso de riscos ligeiros para a preparação do polimento.
    • Polir

      Lã de carneiro premium SHINEX RAP 150 e produto para polimento Speedcut MPA 5010

      • Aplicar a lã carneiro ou a esponja cor de laranja na polidora rotativa SHINEX RAP 150. A lã de carneiro é ligeiramente mais abrasiva do que a esponja cor de laranja evidenciando, por isso, resultados de trabalho mais rápidos.
      • Aplicar o produto para polimento MPA 5010 na lã de carneiro ou esponja.
      • Distribuir o produto para polimento uniformemente sobre a superfície com a polidora rotativa SHINEX RAP 150 desligada e a lã de carneiro ou a esponja.
      • Efetue sempre o polimento de apenas pequenas áreas, o produto para polimento não deverá secar.
      • Aproximar a polidora rotativa SHINEX RAP na velocidade 1 e distribuir o produto para polimento uniformemente.
      • Durante o funcionamento, ajustar agora o número de rotações para a posição 3-4.
      • Conduzir a ferramenta rapidamente sobre a superfície; caso contrário, existe perigo de sobreaquecimento da superfície.
      • Limpar a superfície com o pano de polimento verde de microfibras e o produto de limpeza para acabamentos e verificar. A superfície deverá apresentar um grau de brilho totalmente uniforme. Se necessário, o procedimento descrito pode ser repetido.

      +
      lixadora: Polir, limpar e verificar
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.