Imprimir exemplo de aplicação

Polimento com alto brilho em superfícies de madeira

lixadora superfícies de madeira com alto brilho
Neste exemplo de aplicação explicamos os passos necessários para polir riscos numa cozinha de alto brilho. Estas instruções são úteis para o polimento de superfícies de madeira revestidas com alto brilho, uma vez que descrevem a lixagem plana, assim como, o polimento subsequente com lã de carneiro ou esponja.

    Descrição

    Estamos perante um revivalismo inesperado das superfícies de alto brilho na indústria dos móveis. Isto afeta em primeira linha a indústria dos móveis de cozinha, mas o alto brilho também já é um elemento integrado nas divisões dos quartos, assim como no acabamento de quartos de banho e de interiores.

    O ambiente de trabalho ideal e a automatização da indústria permitem que aqui os vernizes de alto brilho de qualidade sejam aplicados sem necessidade de retoques. Contudo, em ambientes mais artesanais ocorre frequentemente a formação de células, bolhas, marcas de lixagem ou irregularidades na aplicação de verniz, p. ex., devido à influência do pó existente nas marcenarias. A eliminação destes defeitos requer um polimento de alto brilho que é muito moroso. Uma preparação cuidadosa da superfície a envernizar, um ambiente limpo e uma aplicação de camadas de verniz segundo as instruções do fabricante permitem suprimir este passo de polimento intermédio da madeira.

    Para a preparação e retificação das superfícies de alto brilho, a Festool coloca ao dispor dos profissionais um conjunto completo de ferramentas, lixas e produtos para polimento, apresentados neste exemplo de aplicação. Em pouco passos, efetua o polimento de superfícies de madeira com alto brilho.

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:
    A pulverização do produto de limpeza para acabamento permite que a lixa deslize melhor sobre as superfícies de alto brilho. O resultado é um melhor acabamento da superfície e a redução do consumo de lixas.

    Ferramentas alternativas

    Em alternativa aos acessórios e ferramentas acima mencionados, podem também ser utilizadas as seguintes ferramentas que, porém, não são descritas detalhadamente neste exemplo de aplicação:

    Modo de procedimento

    • Lixar

      Os passos de trabalho necessários para uma superfície perfeita podem variar dependendo do fabricante de verniz. Os seguintes passos são adequados para polir verniz com alto brilho na maioria das superfícies.

      Lixagem com a lixadora excênctrica ETS 150/3 e papel de lixa Granat em conjunto com o prato macio ou, alternativamente, com o prato duro.
      Colocar o disco de lixa Stickfix Granat P1500 na ETS EC 150/3 EQ-Plus.

      Conselho: Se existirem grandes irregularidades e defeitos na superfície de madeira, pode começar a lixagem com os discos de lixar Granat P 800 e P 1200. Desta forma, o tempo de trabalho é diminuído significativamente. Se existirem vestígios de pó, estes devem ser removidos com uma lixa autoadesiva ou o corteché para tintas antes da lixagem.

      +
      Lixadora Lixagem plana com Festool ETS e lixa Granat
    • Pulverizar a lixa e a superfície ligeiramente com o produto de limpeza para acabamento.

      +
      Lixadora Pulverizar a lixa e a superfície com o produto de limpeza para acabamento.
    • Ajustar a velocidade na ETS 150/3 para a posição 3 – 4. A ferramenta é agora conduzida sem pressão e em movimentos lentos e cruzados sobre a madeira. O pó de lixagem remanescente é limpo com um pano de polir cinzento no final desta etapa de lixagem. Deverá lixar até a madeira estar regular e sem grandes diferenças de brilho.

      +
      Lixadora Ajustar a velocidade para a posição 3 – 4. A ferramenta é agora conduzida sem pressão e em movimentos lentos sobre a madeira.
    • Polir

      Colocar a lã de carneiro na polidora rotativa RAP 150-21.
      Colocar a quantidade correspondente de produto para polimento MPA 5010 na lã de carneiro.
      Distribuir o produto para polimento uniformemente sobre a superfície com a polidora rotativa RAP 150-21 desligada.
      Ligar a polidora rotativa RAP 150-21 na velocidade 1 e distribuir o produto para polimento.
      Durante o funcionamento, ajustar agora o número de rotações para a posição 3 – 4.
      Conduzir a ferramenta rapidamente sobre a superfície; caso contrário, existe perigo de sobreaquecimento da superfície.
      Limpar a superfície repetidamente com o lado mais áspero do pano de polir verde e verificar. Se necessário, repetir o procedimento descrito. Não devem existir marcas de lixagem visíveis.

      +
      Lixadora Colocar lã carneiro na polidora rotativa.
    • Na maioria das aplicações, o resultado obtido é muito bom e maioritariamente suficiente. No caso de cores muito sensíveis (preto e cores muito fortes) pode ser necessário prosseguir para alcançar o grau de brilho pretendido.

      +
      Lixadora No caso de cores sensíveis, poderá ser necessário prosseguir para alcançar o grau de brilho pretendido.
    • Colocar a esponja azul, fina, em forma de favos na polidora rotativa RAP 150-21.

      Aplicar a quantidade correta de produto para polimento MPA 9010 na esponja de polir.

      Distribuir o produto para polimento uniformemente sobre a superfície com a polidora rotativa RAP 150-21 desligada e a esponja fina.

      Ligar a polidora rotativa RAP 150-21 na velocidade 1 e distribuir o produto para polimento.

      Durante o funcionamento, ajustar agora o número de rotações para a posição 3 – 4.

      Conduzir a ferramenta em movimentos uniformes sobre a superfície.

      Limpar a superfície repetidamente com o lado mais suave do pano de polir verde e verificar. Se necessário, repetir o procedimento descrito.

      Conselho: Após cada polimento, lavar os panos de microfibras minuciosamente em água corrente.

      +
      Lixadora Distribuir o produto para polimento uniformemente sobre a superfície com a polidora rotativa desligada e a esponja fina.
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.