Imprimir exemplo de aplicação

Recortar e unir placa de trabalho de cozinha

Recortar placa de trabalho
Se pretender recortar uma placa de trabalho para a cozinha em canto, não necessita obrigatoriamente de uma fresadora vertical potente e acessórios adequados. A serra circular permite recortar as placas em meia-esquadria e uni-las em diferentes ângulos, fazendo coincidir as decorações nas placas com precisão. Também a colagem subsequente, assim como retoques adicionais são descritos neste exemplo de aplicação.

    Descrição

    Para a criação precisa e exata da solução de canto ilustrada necessita, para além de um molde especial para bancada incluindo fresa, uma fresadora vertical potente para unir a placa de trabalho de cozinha.
    A aquisição dispendiosa desta ferramenta especial não compensa para os utilizadores, que só querem unir placas de trabalho ocasionalmente. Nestes casos, as placas de trabalho deverão, preferencialmente, ser cortadas em meia-esquadria e unidas. Com este modo de procedimento é possível recortar praticamente todos os ângulos de uma placa de cozinha. Isto é especialmente vantajoso se forem exigidos não só cantos de placa de 90 graus como também de 135 graus.

    Vantajoso é também a textura da madeira maciça ou de placas decorativas de madeira confluírem exatamente para a meia-esquadria, como numa moldura. Contrariamente, na solução aqui ilustrada, a textura decorre obtusa em 90 graus contra a placa transversal. Se utilizar decorações de fantasia ou de reprodução de pedra como superfície da placa, até mesmo uma junta deste género, obtusa de 90 graus, deixa de ser fácil de identificar. Porém, também neste caso é muito mais discreto unir as placas de trabalho através dos cantos em meia-esquadria, do que utilizar uma junta obtusa de 90 graus.

    A única desvantagem das uniões em meia-esquadria: em placas com uma profundidade de 60 cm, requerem uma placa 60 cm mais comprida.

    É necessário o seguinte material:

    • a tonalidade do silicone é transparente ou adequada à placa de trabalho
    • Conector para placas de trabalho 
    Placa de cozinha

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Ferramentas alternativas

    Em alternativa, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Preparar/Ajustar

    • Efetue os seguintes preparativos em superfície de trabalho e ferramentas:

      Para serrar, fixe primeiro a placa de trabalho sobre cavaletes de madeira ou sobre a MFT/3 com blocos de madeira de apoio. A parte serrada não pode ficar pendurada em altura, tem de estar totalmente apoiada.

      Com um lápis, marque todo percurso de corte da meia-esquadria na parte superior da placa de trabalho. Para este efeito, utilize um ângulo de meia-esquadria, um ângulo de ajuste grande ou uma suta.

      Se necessário, substitua o disco de serra da sua serra circular por um disco de serra para laminados com dentes trapezoidais-retos/ de material de composição mineral Z 48 (código de cor de vermelho da Festool).
      Se o para-farpas do seu trilho-guia ainda não coincidir com o percurso de corte da serra circular, serre primeiro pequenos cortes com uma profundidade de corte de aprox. 6 mm e à velocidade 2 no para-farpas ao longo de todo o comprimento do trilho. Antes, observe o percurso isento de folga da serra de incisão no trilho-guia.

      +
      Serra no trilho-guia
    • Antes do recorte, ajuste as ferramentas e os acessórios da seguinte forma:

      Alinhe o para-farpas do trilho-guia exatamente pela sua marca e fixe o trilho com os sargentos correspondentes na placa de trabalho.

      Para recortar uma placa de trabalho com 38 mm de espessura, regule o ajuste da profundidade da serra circular para 48 mm (ou seja, aprox. 10 mm mais profunda do que a espessura da madeira da placa).
      Para serrar a placa de trabalho, ajustar a serra circular manual para o número de rotações máximo na posição 6. 

      +
      fresadora: Ajustar ferramenta

    Modo de procedimento

    • Para o recorte exato de uma placa de trabalho com 60 cm de espessura em meia-esquadria, necessita de uma serra de incisão Festool com um trilho-guia com um comprimento de 1400 mm. Como acessório útil para o recorte é recomendado um derivador para o guia de batente. Este impede a prisão do tubo flexível de aspiração e do cabo na extremidade do trilho. Requisito para um recorte preciso e sem farpas é a utilização da lâmina de serra correta. Para placas maciças e laminadas necessita de uma lâmina de serra com 48 dentes alternados/dentes finos. Também para placas revestidas a plástico recomenda-se o disco de serra com 48 dentes trapezoidais-retos. 

      +
      Serra de incisão com trilho-guia
    • Para além da lâmina de serra, também o para-farpas é indispensável para cortes sem farpas. Na primeira serração, é recortado exatamente à medida do percurso de corte da serra circular e da guia de batente. Isto permite um posicionamento exato do trilho e um corte sem farpas. Caso o para-farpas esteja danificado, tem de ser substituído por um novo. Antes de recortar uma placa de trabalho de cozinha, deve apoiar a placa em várias barras de madeira e fixar com sargentos à placa de trabalho para evitar o deslizamento.
      Agora, pode realizar os cortes necessários em meia-esquadria. Se possível, optar por um percurso de corte que impeça o desprendimento da placa de trabalho na aresta dianteiro. 

      +
      Serra: Para-farpas
    • Nas arestas de corte, fresa primeiro quatro orifícios alongados na parte inferior e quatro na parte superior da placa com a fresadora para buchas DOMINO. Se as placas não tiverem exatamente a mesma espessura de madeira, só deverá colocar buchas DOMINO 6x40 nas ranhuras da parte superior, ou seja, no revestimento. Desta forma, a transição de ambas as placas não é visível na parte superior. A parte inferior está maioritariamente virada para os elementos do armário, pelo que as imprecisões não são visíveis.

      +
      Serra: Fresar orifícios alongados
    • Estão à venda elementos de união de placas de trabalho de comprimento variado. Em algumas situações, um elemento de união mais comprido poderá ser mais vantajoso para a montagem. Mas, por norma, o elemento de união curto é totalmente suficiente. Para embutir elementos de união, necessita de uma broca Forstner ou broca para plásticos com ø 35 mm, assim como de uma fresadora vertical com fresa de ranhuras de ø 8-10 mm. Para uma superfície de trabalho com 60 cm de espessura deverá planear três elementos de união. Um aprox. a 11 cm da extremidade da aresta e um exatamente no meio. Com auxílio de um esquadro, marque as três posições dos elementos de união.

      +
      Serra: Embutimento dos elementos de união
    • Consulte as informações sobre o produto do fabricante dos elementos de união da placa de trabalho para saber qual a distância correta entre os furos e a aresta da placa. Por exemplo, no caso de um comprimento de parafuso de 65 mm, a distância da aresta ao centro do furo é de 30-37 mm, no caso de um comprimento de parafuso de 110 mm é de aprox. 53-60 mm. Se tiver desenhado ponto central de perfuração de acordo com seu elemento de união, fure com a broca Forstner ou broca para plásticos de forma tão profunda que as abas de metal fiquem completamente inseridas nos furos. O elemento de união não pode de modo algum ficar saliente.

      Conselho:
      Em alternativa, as uniões podem também ser criadas com os elementos de união de superfícies Festool D14 e a fresadora Domino XL. 

      +
      Serra: Distância dos furos em relação à aresta da placa
    • A forma mais rápida de abrir a pequena ranhura de união para o parafuso é com a fresadora vertical e uma fresa de ranhuras com ø 8-10 mm. Para o efeito, desenhe a posição e largura exatas da ranhura na placa. Em seguida, frese ao longo da sua marcação uma ranhura com aprox. 20 mm de profundidade e no máx. 10 mm de largura com auxílio do trilho-guia. Tenha em atenção que é mais fácil conduzir a ferramenta à mão livre, quando efetua a fresagem em dois passos de fresagem de respetivamente 10 mm de profundidade. Para além disso, contribui assim para a preservação da sua fresa.

      Pode agora aplicar cola para madeiras (cola branca) de um lado das buchas DOMINO 5x30 e colá-las nos orifícios para buchas fresados. Posicione duas placas de trabalho frente-a-frente com uma distância de aprox. 2 cm. Agora, o silicone transparente é aplicado, com uma pistola de injeção, na aresta de corte da união de canto da placa de trabalho. (Na área superior para que não possa entrar humidade posteriormente). Una as duas placas de trabalho de cozinha, para que a massa de silicone saia ligeiramente da junta obtusa. De seguida, os elementos de união da parte inferior são colocados nas aberturas fresadas e apertados por meio de chave de parafusos.

      Conselho:
      Ajustar a placa de trabalho construtivamente antes do recorte em meia-esquadria.

      +
      Serra: Abrir ranhura de união
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.