Imprimir exemplo de aplicação

Serrar rodapés

Serra Serrar rodapés
Serrar rodapés, frisos decorativos, quartos de cana, etc., é, como sempre foi, um dos trabalhos de um carpinteiro. No entanto, até agora, o corte destas ripas era particularmente problemático para cantos não perpendiculares; nestes casos, era necessário medir os ângulos, calcular a bissetriz do ângulo e, por fim, com a ajuda de uma serra para meia esquadria, realizar o corte correspondente. Graças à Symetric 70, estas morosas medições são suprimidas.

    Descrição

    A serra de ripas também é ideal para serrar baguetes para janelas. Graças ao seu baixo peso, pode ser utilizada sem problemas neste tipo de trabalhos de montagem.
    Neste exemplo de aplicação, descreve-se o quanto se tornou fácil o corte de ripas com a ajuda desta serra de ripas.
    Cortar com a serra de ripas

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Ferramentas alternativas

    Em alternativa, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Preparar/Ajustar

    • Para serrar as ripas, devem realizar-se as seguintes preparações:

      Medir o ângulo com a suta nas paredes existentes. Para tal, deve utilizar a suta fornecida.

      +
      Serras Medir o ângulo com a suta
    • Depois, transferir este ângulo para ambos os batentes da serra, soltando primeiro ambas as alavancas basculantes, ajustando o ângulo com exatidão e, depois, voltando a fixar as alavancas basculantes.

      +
      Serras Transferir o ângulo para os batentes
    • Ajustar o número de rotações da serra de ripas de acordo com o material e o disco de serra.

      +
      Serras Ajustar o número de rotações

    Modo de procedimento

    • Para serrar as ripas, deve proceder da seguinte forma

      Encoste a ripa que quer serrar ao batente angular. Pressione a alavanca aplicada no punho da serra, para que o resguardo basculante da serra seja recuado. Ligue a serra. Para verificar se a ripa encosta corretamente no que se refere ao comprimento da serra, também pode pressionar-se primeiro a serra para baixo, sobre a ripa, com o resguardo basculante recuado. Desta forma, verifica-se se a ripa é serrada no local correto.

      +
      Serras Ajustar a serra
    • Depois, coloque a próxima ripa a cortar; eventualmente, verifique também aqui se a serra segue exatamente o traçado desenhado. À medida que se adquire experiência, este procedimento deixa de ser necessário.

      +
      Serras Serrar ripas
    • Indicação

      Para o caso de ter peças cortadas exatamente à medida, como um tampo da bancada octogonal, é frequente a medição com a suta tornar-se desnecessária.

      +
      Serras Ajustar o ângulo com a suta
    • Nestes casos, pode ajustar-se diretamente o ângulo com a ajuda da escala na bancada de serra e serrar as ripas à medida.

      +
      Serras Alternativa para o ajuste do ângulo na serra
    • Para o caso de a ripa ter uma grande saliência, existe a possibilidade de recuar as réguas de batente para, assim, se poder serrar a ripa no local correto.

      +
      Serras Eventualmente, recuar as réguas de batente
    • A peça de plástico existente na bancada de serra serve como proteção contra arranque de aparas. Se estiver gasta, pode ser encomendada posteriormente como peça sobresselente.

      +
      Serras Proteção contra arranque de aparas
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.