Imprimir exemplo de aplicação

Serrar e copiar polígonos de madeira

Serrar polígonos
A utilização de moldes é muito útil se pretender serrar um polígono de madeira ou, sobretudo, se tiver de serrar vários polígonos semelhantes. Com auxílio de moldes, é possível criar um polígono de qualquer tamanho, procedimento este que é descrito com precisão neste exemplo de aplicação.

    Descrição

    A cópia ou a serração precisa de polígonos regulares (triângulo, hexágono, octógono, etc.) e irregulares pode ser facilmente realizada numa traçadeira de bancada. 

    Estes elementos geométricos podem destacar-se sobretudo em sobreposições decorativas de painéis de porta ou revestimentos de teto e parede. 
    Mas, esta solução é também perfeita para a criação de vários tampos de mesa com o mesmo formato.  

    É necessário o seguinte material:

    • Friso angular feito por si
    • MDF ou madeira contraplacada de 12-16 mm para o molde
    • Fita adesiva de dupla face

    Ferramentas/Acessórios

    Neste exemplo de aplicação, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Ferramentas alternativas

    Em alternativa, são recomendados os seguintes acessórios e ferramentas:

    Preparar/Ajustar

    • Efetue os seguintes preparativos na serra circular e nos meios auxiliares para a serração:

      +
      Serra: Retirar cobertura de aspiração
    • Fixe o friso com dois grampos de alavanca ao batente angular da serra de bancada, devendo deixar uma folga de aprox. 3 mm entre o friso angular e a peça a trabalhar.

      +
      Serra: Fixar com grampos de alavanca
    • Ajuste a altura da lâmina de serra até pouco abaixo do friso angular. A lâmina de serra não deverá tocar o friso e muito menos danificá-lo.

      +
      Serra: Ajustar altura da lâmina de serra
    • Para criar cópias 1:1 exatas, a aresta do friso angular deve coincidir/alinhar exatamente com a lâmina de serra. Para o efeito, o friso angular é, através do batente angular, deslocado sobre a lâmina de serra até rematar exatamente com a superfície lateral (dentes de serra) da lâmina da serra. Da mesma forma é também possível criar cópias mais pequenas ou maiores do molde deslocando o batente angular. Deste modo, é muito rápido criar versões maiores ou mais pequenas de um polígono em madeira. Num resto, experimente primeiro diferentes distâncias de serração.

      +
      Serra: Criar cópias do molde

    Modo de procedimento

    • Primeiro, faça um molde exato do formato polígono que desejar (p. ex., em placas MDF com 12-16 mm de espessura).

      As tábuas que pretende copiar devem ser aprox. 10-20 mm maiores. Com a serra tico-tico, estas tábuas podem ser recortadas "grosseiramente" em forma de polígono. Depois, fixe o molde à madeira com uma fita adesiva de dupla face. Não utilize tiras demasiado grandes e muito menos demasiado adesivas para que, mais tarde, seja possível retirar as peças sem problemas.

      Conselho: em alternativa à fita adesiva, podem também ser utilizados parafusos para a fixação se um dos lados não for um lado exposto. 

      +
      Serra: Elaborar molde
    • O princípio de copiar tem tanto de simples como de genial:
      enquanto o molde é conduzido ao longo do friso angular, serra a saliência da tábua exatamente à medida do molde. Assim, é possível copiar todo o género de cantos exteriores retos na perfeição, sem ter de traçar de novo cada polígono. Cantos interiores e arestas arredondadas não podem ser copiados com este método. Neste caso, a fresadora vertical é a única solução.

      +
      Serra: Copiar cantos exteriores
    • Muito importante é que os moldes sejam conduzidos ao longo do friso angular, com pressão lateral, para que não se formem irregularidades nas arestas da peça. Contudo, se algo ficar menos preciso do que imaginou, basta voltar a passar mais uma vez pelo friso angular. Enquanto o molde estiver fixado à peça a trabalhar, este procedimento pode ser repetido as vezes que quiser.

      +
      Serra: Conduzir molde ao longo do friso angular
    • Só soltar o molde da peça a trabalhar quando estiver totalmente satisfeito com o resultado. Esta imagem mostra a cópia 1:1 exata de um octógono. Se já tiver feito o molde para a sua forma, necessita apenas de dois minutos para serrar uma cópia perfeita deste em madeira. Evidentemente, também todas as demais tábuas correspondem a uma cópia exata. O resultado é uma precisão inalcançável com qualquer outro método, em tão pouco tempo.

      +
      Serra: cópia pronta
    • Para criar um recorte mais pequeno do que o molde, basta afastar o batente paralelo, incluindo friso angular, da lâmina de serra. A distância entre friso angular e lado exterior da lâmina de serra determina o valor da redução. Quando se roda a peça a trabalhar e o molde, vê-se o desvio entre o molde e a peça a trabalhar numa redução.
      Neste caso, é feito um pequeno corte na parte inferior do molde com a lâmina de serra, o que não tem qualquer influência na utilização do molde para outras finalidades (p. ex., numa cópia 1:1 ou ampliação). Não sendo a aresta do molde danificada continua a poder ser utilizada como guia para o friso angular. 

      Importante: Neste caso, prestar também atenção à cobertura superior da ferramenta. Esta pode ser fixada, p. ex., através de uma tira de plexiglas aparafusada ao friso angular. (Desmontada para a imagem)  

      +
      Serra: Afastar batente paralelo
    • Para a ampliação da peça a trabalhar, o friso angular é simplesmente deslocado para fora, para além da lâmina de serra. Desta forma, é possível realizar ampliações e reduções até aprox. 6 cm sem ter de fazer um novo molde. Pode, assim, serrar um polígono de madeira, em qualquer tamanho, e trabalhar com rapidez e precisão com auxílio dos moldes.

      +
      Serra: Deslocar o friso angular para fora, para além da lâmina de serra
    1. Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória. 

      Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.