Substituição de azulejos danificados

Descrição
Ferramentas/Acessórios
Ferramentas alternativas
Modo de procedimento
-
O primeiro passo deve ser a remoção das juntas de silicone. Comece por limpar as juntas a separar para que no momento de cortar o silicone possa ver onde colocar a ferramenta e evitar assim estragar os azulejos existentes no caso de pretender reutilizá-los mais tarde.
Para cortar o silicone, utilize a ferramenta oscilante OSC-18 em conjunto com a espátula SSP. Regule a velocidade da ferramenta oscilante a um nível 3-4 e coloque-a cuidadosamente no silicone. Avance cuidadosamente ao longo da junta de silicone.
Para juntas de silicone difíceis de aceder com a OSC 18, utilize um x-ato.
-
Para não danificar nenhum azulejo ao lado daquele a substituir, é necessário evitar tensões na superfície.
Para tal, deve, primeiro, remover-se a argamassa para juntas. Para isso, utilizamos o sistema de corte à mão livre em conjunto com o disco de diamante TL-D125. Ligue o sistema de corte à mão livre ao aspirador móvel CTM 36 E AC Renofix e insira-o lentamente na junta, com o disco de diamante. Empurre cuidadosamente o sistema de corte à mão livre ao longo da junta do ladrilho.
Importante: empurrar sempre e não puxar; caso contrário, não é possível garantir a aspiração ideal.
Separe todas as juntas nos ladrilhos que pretende substituir. Com a utilização do aspirador móvel, a separação da argamassa para juntas decorre sem pó e também pode ser realizada em casas habitadas.
-
Se for necessário remover argamassa junto dos bordos, pode fazê-lo sem dificuldades com a OSC 18 em conjunto com a lâmina de serra de diamante.
-
Depois de os azulejos estarem totalmente soltos, pode usar um martelo e cinzel para retirar os azulejos danificados. Para que, ao substituir azulejos, o alinhamento das juntas também corresponda, tem de limpar a argamassa para juntas dos flancos dos azulejos antigos e que não são substituídos, de modo a que, ao aplicar os novos azulejos, consiga um alinhamento uniforme das juntas. Para tal, utilize a OSC 18 em conjunto com a espátula SSP. Com a espátula pode remover muito facilmente a argamassa para juntas existente. Segure a OSC 18 na vertical em relação ao azulejo e conduza a espátula ao longo do flanco do ladrilho.
-
Para que possa, posteriormente, colar os novos azulejos sobre uma base plana, tem de remover o cimento-cola antigo. Para tal, utilize a lixadora de diamante Renofix RG 130 em combinação com o disco de diamante DIA ABRASIVE 130. Para definir uma profundidade de lixagem exata, utilize a bancada de guia. Ela permite um ajuste em altura preciso e um melhor comportamento de aspiração.
Utilizar sempre a lixadora de restauro RG 130 com o aspirador móvel CLEANTEC CTM 36 E AC RENOFIX. Dado que, ao fresar superfícies maiores, pode produzir-se muito pó, recomendamos a utilização de um separador prévio. O separador prévio separa previamente a maior parte do pó produzido, de modo a que os filtros no aspirador móvel permaneçam livres mais tempo, assim assegurando uma força de aspiração constantemente elevada.
-
Para remover o cimento-cola dos bordos, utilize igualmente a lixadora de diamante Renofix RG 130 com o mesmo disco de diamante. Retire a bancada de guia e rode o segmento de escovas articulável para cima. Aplique a lixadora de restauro e remova a cola existente.
Dica:
Utilizar o segmento de escovas articulável apenas nos bordos, pois na superfície pode produzir mais pó.
-
Depois de ter removido o cimento-cola antigo com a lixadora de diamante RG 130, utilize um nível de bolha de ar para verificar se a base está plana. As diferenças de altura têm de ser eliminadas; caso contrário, podem surgir falhas na aplicação dos azulejos.
-
No caso de grandes fissuras na base, deve criar-se uma junta de dilatação. Para tal, utilize o sistema de corte à mão livre de diamante em conjunto com o disco de diamante MJ-D125 Premium. Insira-o cuidadosamente ao longo da fissura e, com um ligeiro avanço, retire a betonilha. Utilize sempre o sistema de corte à mão livre de diamante em conjunto com o aspirador móvel CLEANTEC CTM 36 E AC RENOFIX; sem um aspirador móvel, produz-se muito pó.
-
Aspirar o pó e partículas soltas da base com o aspirador móvel CLEANTEC CTM 36 E AC RENOFIX. Se necessário, tratar a base com uma primeira demão adequada. Para tal, ter em atenção as indicações do fabricante.
-
Misturar o cimento-cola com a misturadora MX 1600. No caso de material pesado e compacto, como o cimento-cola, utilizar a haste misturadora HS3R. Consulte as rotações por minuto e o tempo de mistura nas indicações do fabricante. Ao misturar, começar sempre com uma velocidade mais baixa e, depois, aumentar lentamente o número de rotações.
-
Aplicar o cimento-cola e distribuir com a espátula dentada. Aplicar os azulejos na cola, prestando atenção ao padrão das juntas.
-
Se o cimento-cola estiver seco, pode ser novamente aplicado. Para tal, todas as arestas dos ladrilhos devem estar limpas de cimento-cola. A argamassa para juntas deveria ser a mesma que se utiliza na aplicação dos azulejos; caso contrário, podem surgir diferenças de cor. Para misturar a argamassa para juntas, utilizar a aparafusadora de percussão a bateria TDC18/4 em conjunto com a haste de misturar HS2. Ter em atenção as indicações do fabricante em relação ao tempo de mistura e de cura. Comece por misturar na primeira velocidade e, depois, aumente o número de rotações.
-
Após um tempo de secagem suficiente, pode pulverizar-se a junta de dilatação e a junta entre o rodapé e o chão com silicone. Após a secagem do silicone, a substituição dos azulejos danificados está concluída e o chão recupera a sua robustez total.
-
Os nossos exemplos de aplicação e resultados de trabalho são a documentação dos passos de trabalho executados por nós. Trata-se de exemplos individuais não sendo um garantia de que o utilizador vai conseguir os mesmos resultados. Os resultados dependem da experiência e habilidade do utilizador, assim como dos materiais utilizados. Os exemplos de aplicação não substituem as instruções de utilização e/ou indicações de segurança da Festool. Está excluída a responsabilidade pela isenção de vícios e jurídicos das informações, instruções, aplicações, particularmente pela sua isenção de erros, exatidão, isenção de direitos de propriedade e autor de terceiros, integralidade e/ou usabilidade. Estão excluídas pretensões à indemnização por danos por parte do utilizador, seja com que fundamento jurídico. As exclusões de responsabilidade não se aplicam em caso de dolo, negligência grosseira ou em casos de responsabilidade legalmente obrigatória.
Não assumimos qualquer responsabilidade por danos decorrentes de defeitos.↑